PorCursosOnline55
Aprender com as experiências dos outros - coaching empresarial
Reconhecemos que uma das formas mais eficazes de aprender é através das nossas próprias experiências. Geralmente, aprendemos muito pouco quando as coisas correm bem, pois a ausência de resultados negativos impede-nos de rever ou ajustar as nossas estratégias para melhorar a forma como lidamos com situações semelhantes. Isto leva-nos a pensar que precisamos de cometer erros para adquirir novos conhecimentos, o que, por sua vez, nos leva a ignorar uma das mais valiosas fontes de aprendizagem: a experiência dos outros.
Aprender com a experiência dos outros não só é possível, como também é praticamente gratuito, pois não precisamos de sofrer as consequências dos nossos próprios erros para perceber como melhorar e agir de forma mais eficaz. Este processo pode, portanto, ser ainda mais eficiente e benéfico do que aprender apenas com as nossas próprias experiências. Ao longo deste guia, abordaremos algumas das principais questões relacionadas com este tópico, com o objetivo de delinear alguns dos métodos mais eficazes para adquirir conhecimentos dos outros.
Ao analisar um caso particular em que outra pessoa não foi bem sucedida, será útil rever o caminho que ela percorreu para chegar onde está agora. Ao rever o percurso da outra pessoa, deve concentrar-se em detetar quais são os erros mais óbvios e quais os elementos que contribuíram para que o resultado final não fosse o melhor.
Da mesma forma, podemos rever as experiências dos outros se quisermos identificar os elementos que foram eficazes e que não estão envolvidos no fracasso das acções. Os elementos positivos serão úteis se os quiser replicar nos seus projectos, pois saberá de antemão como se comportam em situações semelhantes.
Uma forma prática de melhorar as nossas técnicas em qualquer assunto é contrastar as nossas experiências pessoais com as de outras pessoas. Ao contrastar experiências, aprendemos com os sucessos e fracassos que essa pessoa teve, e esta troca também é positiva quando se trata de compreender mais profundamente as caraterísticas do fenómeno que se enfrenta.
Ao posicionarmo-nos na perspetiva de outras pessoas, podemos obter uma visão mais abrangente dos factos, que vai para além da nossa própria forma de conceber os problemas e da visão particular que temos deles.
O exercício de aprender com a experiência dos outros não consiste simplesmente em reproduzir sem tomar como válidas cada uma das afirmações feitas por essa pessoa. É por isso que, para construir um conhecimento sólido e o mais próximo possível da realidade, é necessário recorrer ao maior número possível de fontes. Se pretende ganhar experiência na resolução de um determinado problema, procure ter várias pessoas que tenham passado pelo mesmo problema antes de si, isto permitir-lhe-á construir uma experiência mais abrangente que englobe diferentes pontos de vista e não seja influenciada pelas particularidades de uma pessoa em particular.
Lembre-se que a experiência dos outros pode ser um recurso inestimável que será de grande utilidade para o preparar para acontecimentos futuros, no entanto, como não é algo que tenha podido verificar por si próprio, deve ter o cuidado de garantir que a informação que recebe é tão exacta quanto possível.