LOGIN

REGISTO
Buscador

O tom e a intenção

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição O tom e a intenção


Psicologia dos tons graves (autoridade) e agudos (insegurança)

_x000D_

O tom, definido pela frequência de vibração das cordas vocais, é um dos elementos mais influentes na percepção subconsciente que o público forma sobre o orador.

_x000D_

Psicologicamente, associamos os tons graves a qualidades de liderança, maturidade, serenidade e autoridade.

_x000D_

Uma voz grave tende a gerar confiança e credibilidade, projetando uma imagem de alguém que tem o controlo da situação.

_x000D_

Por outro lado, os tons excessivamente agudos costumam estar associados à imaturidade, dependência ou nervosismo.

_x000D_

Quando uma pessoa entra num estado de ansiedade ou medo, os músculos da laringe ficam tensos, o que faz com que o tom se eleve involuntariamente, transmitindo insegurança ao público.

_x000D_

Não se trata de fingir uma voz que não se tem, mas sim de trabalhar o relaxamento para que a voz desça ao seu tom natural mais grave e ressonante, evitando que o stress a «enfraqueça» e lhe retire peso argumentativo.

_x000D_

Variação tonal para evitar a monotonia

_x000D_

O maior inimigo da atenção é a monotonia. Um discurso proferido numa única nota musical, sem variações de subida ou descida, atua como um sedativo para o cérebro do ouvinte, provocando desconexão e tédio, independentemente do quão interessante seja o conteúdo. A isto chama-se ser «monótono».

_x000D_

Para manter o interesse, a voz deve comportar-se como uma melodia, com curvas de entoação que sobem e descem.

_x000D_

Essas variações são chamadas de nuances ou inflexões. Por exemplo, ao formular uma pergunta, o tom geralmente sobe no final; ao afirmar uma frase contundente, o tom desce para marcar um encerramento definitivo.

_x000D_

Se o orador deseja transmitir entusiasmo, o tom e a velocidade podem aumentar ligeiramente; se deseja transmitir solenidade ou reflexão, o tom deve descer e tornar-se mais pausado.

_x000D_

Essa "pintura vocal" permite destacar as ideias-chave e guiar emocionalmente o público através da mensagem, evitando que o discurso se torne monótono e sem vida.

_x000D_

Resumo

_x000D_

Os tons graves estão associados à liderança, autoridade e serenidade. Por outro lado, os agudos costumam estar ligados à insegurança ou nervosismo quando os músculos da laringe estão muito tensos.

_x000D_

A monotonia é o grande inimigo da atenção do público. A voz deve comportar-se como uma melodia variada para guiar emocionalmente o público através da mensagem principal.

_x000D_

Realizar inflexões tonais permite destacar ideias-chave com eficácia. Elevar o tom ao perguntar ou abaixá-lo ao afirmar conclusões definitivas evita que o discurso seja uma linha plana e sem vida.


o tom e a intencao

Publicações Recentes de superar medo cenico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar