LOGIN

REGISTO
Buscador

A regra dos três (Tríades)

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição A regra dos três (Tríades)


Por que o cérebro prefere o número 3

_x000D_

Na elaboração de discursos persuasivos, o número três possui uma qualidade quase mágica para a retenção cognitiva.

_x000D_

Estudos e práticas retóricas demonstraram que o cérebro humano processa, agrupa e lembra informações com muito mais eficácia quando elas são apresentadas em padrões de três elementos.

_x000D_

Isto deve-se à economia cognitiva: um é pouco, dois é um contraste, mas três já estabelece um padrão.

_x000D_

A memória de curto prazo tem limites estritos. Antigamente, acreditava-se que podíamos reter até sete elementos, mas pesquisas mais recentes sugerem que o limite operacional real e confortável para o público está mais próximo de três ou quatro novos conceitos ao mesmo tempo.

_x000D_

Ao estruturar a informação em tríades, o orador facilita o trabalho mental do ouvinte, evitando a sobrecarga informativa e gerando uma sensação de completude e equilíbrio na mensagem.

_x000D_

Uma lista de dez pontos é opressiva e é esquecida; uma lista de três fica gravada na memória.

_x000D_

Agrupamento de argumentos em trios

_x000D_

A aplicação prática da tríade abrange desde a macroestrutura do discurso até aos detalhes estilísticos.

_x000D_

Ao vender uma ideia ou produto, apresentar três benefícios claros é mais convincente do que dar uma lista longa e dispersa.

_x000D_

Por exemplo, em vez de enumerar várias características de um serviço, é mais eficaz resumir em três adjetivos contundentes, como «Rápido, Seguro e Eficaz». Esta técnica também se aplica à narrativa.

_x000D_

Se quiser comunicar uma experiência completa, pode dividi-la em três atos ou frases curtas.

_x000D_

Imaginemos um relato sobre um projeto fracassado: «Planeámos tudo em detalhe, ignorámos os sinais de alerta e, finalmente, fracassámos». Esta estrutura rítmica dá ênfase à história.

_x000D_

Da mesma forma, para criar lemas ou slogans memoráveis, a seleção de três verbos ou substantivos-chave (como «Observar, Orientar, Decidir») gera um impacto auditivo que ressoa muito mais tempo na mente do público do que qualquer explicação complexa.

_x000D_

Resumo

_x000D_

O número três possui qualidades mágicas para a retenção cognitiva. O cérebro processa e lembra informações de forma eficaz quando elas são apresentadas em padrões de três elementos.

_x000D_

Agrupar argumentos em tríades evita a sobrecarga informativa do ouvinte. Uma lista curta fica gravada na memória, gerando uma sensação de equilíbrio e completude.

_x000D_

Aplicar esta técnica em slogans ou benefícios potencia o impacto auditivo. Estruturar relatos em três atos dá rotundidade, facilitando que a mensagem ressoe por muito tempo.


a regra dos tres triades

Publicações Recentes de superar medo cenico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar