LOGIN

REGISTO
Buscador

Questionário 16PF (Cattell)

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Questionário 16PF (Cattell)


Teoria dos Traços e Fatores

O 16PF, desenvolvido por Raymond Cattell, baseia-se na teoria dos traços, definindo a personalidade como um conjunto de características que se formam desde a infância através da interação de elementos biopsicossociais.

O teste avalia 16 fatores de primeira ordem que se apresentam de forma bipolar (um polo baixo e um alto), tais como:

  • Afectividade, Fator A: Esquizotimia vs. Ciclotimia
  • Raciocínio, Fator B: Inteligência baixa vs. alta
  • Estabilidade, Fator C: Força do Eu vs. Fraqueza

Além disso, agrupa essas características em fatores de segunda ordem ou dimensões globais, como Introversão/Extroversão (QS1) e Ansiedade/Tranquilidade (QS2), oferecendo um perfil profundo da dinâmica pessoal.

Administração e Protocolo

Este teste é aplicável a partir dos 16 anos, embora seja recomendado preferencialmente para maiores de 21 anos, uma vez que a personalidade se consolida por volta dessa idade.

É composto por 187 itens com três opções de resposta (A, B, C), onde a opção B costuma ser neutra ("termo médio" ou "indeciso").

A instrução orienta o avaliado a responder com sinceridade e rapidez, evitando, na medida do possível, a opção B para forçar uma tendência definida. O tempo de aplicação varia entre 45 e 50 minutos.

A sua correção é geralmente automatizada (software ou Excel), gerando um perfil gráfico que permite visualizar os decatipos de cada fator.

Resumo

O 16PF baseia-se na teoria dos traços, definindo a personalidade através da interação de elementos biopsicossociais. Aval


questionario 16pf cattell

Publicações Recentes de psicologia pratica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar