Transcrição O efeito do falso consenso
O efeito de falso consenso é um preconceito cognitivo relativamente simples que descreve a nossa tendência para sobrestimar o grau em que os outros partilham as nossas próprias opiniões, crenças, atitudes, valores e comportamentos.
No fundo, partimos do principio de que a nossa forma de ver o mundo e as nossas escolhas são mais comuns ou "normais" do que são na realidade.
Crença na universalidade da propriedade
Este preconceito manifesta-se quando damos por adquirido que os outros concordam com os nossos pontos de vista, por exemplo, numa conversa sobre politica ou questões sociais.
Podemos exprimir uma opinião esperando uma concordância generalizada e ficar surpreendidos ou mesmo zangados se encontrarmos oposição ou perspectivas muito diferentes.
O erro fundamental aqui é projetar as nossas próprias ideias e experiências como se fossem a norma universal, sem considerar a diversidade de pensamentos e experiências que existem.
Implicações para a prática e os relacionamentos
A nivel profissional ou no desenvolvimento de projectos, o efeito do falso consenso pode levar a erros de julgamento.
Por exemplo, quando criamos um produto ou serviço, podemos partir do principio de que, se o considerarmos excelente e útil, os outros também o considerarão imediatamente.
Este pressuposto pode levar a uma falta de pesquisa de mercado adequada ou a uma má compreensão das verdadeiras necessidades e preferências do público-alvo.
Quando um produto não é tão bem sucedido como esperado, a surpresa pode ser grande se tivermos operado sob este preconceito ("Que estranho! Porque é que o meu produto não é apreciado?").
efeito falso consenso