Transcrição Aptidão cerebral e o seu papel na resiliência
As pessoas resilientes não cuidam apenas da sua condição fisica. Também fazem exercicio e mantêm a forma fisica do cérebro.
A capacidade do cérebro para mudar e se adaptar, conhecida como neuroplasticidade, juntamente com práticas mentais especificas, desempenha um papel crucial no reforço da resiliência.
Neuroplasticidade. O cérebro moldável
O conceito de que a matéria cerebral é "plástica" foi uma ideia revolucionária que remonta ao final do século XIX.
Investigações mais recentes sobre a neuroplasticidade confirmaram que o cérebro não é uma estrutura fixa que deixa de mudar depois da juventude.
Mas ela muda continuamente até ao dia em que morremos, em resposta às nossas acções e experiências.
Cada encontro e cada situação alteram o cérebro, que está sempre a mudar e a criar novas vias neurais.
Este conhecimento é poderoso, pois implica que podemos influenciar ativamente a estrutura e a função do nosso cérebro através do nosso comportamento.
De facto, ensinar às crianças e aos jovens a neuroplasticidade - explicando-lhes que as suas acções podem alterar fisicamente os seus cérebros - demonstrou melhorar significativamente o seu desempenho académico.
Prática deliberada para o desenvolvimento do cérebro
A "prática deliberada" é um conceito-chave para desenvolver competências e melhorar a função cerebral.
Ao contrário de simplesmente repetir o que já se sabe fazer bem, a prática deliberada implica concentrar-se conscientemente nas áreas em que não se é competente ou mesmo em que não se consegue realizar a tarefa, fazendo um esforço constante e concentrado para melhorar.
É este tipo de prática que conduz à mestria e, por extensão, reforça a resiliência, aumentando a capacidade de enfrentar e ultrapassar desafios cognitivos e emocionais.
Exercicios para a boa forma do cérebro
Existem várias actividades e exercicios que podem contribuir para manter e melhorar a aptidão cerebral, prevenir a perda de memória e aumentar a agilidade mental.
Algumas recomendações incluem:
- Realizar tarefas dificeis ou que nunca foram feitas antes, como escovar os dentes com a mão não dominante durante um periodo prolongado, pode até aumentar a força de vontade.
- Comer alimentos que nunca experimentou antes, seguir caminhos diferentes do habitual ou realizar actividades quotidianas de novas formas (como vestir-se de olhos fechados).
- A exposição a conteúdos (livros, filmes, programas) que desafiem o pensamento e não estejam necessariamente alinhados com as crenças pré-existentes.
- Praticar técnicas de visualização, uma ferramenta utilizada pelos atletas para melhorar o seu desempenho, que consiste em imaginar que se atinge um objetivo ou se ultrapassa um desafio.
- Rodeie-se de pessoas que estimulem o crescimento pessoal e mantenha uma atitude de aprendizagem continua ao longo da vida.
aptidao cerebro rolo resiliencia