logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Promover a independência alimentar

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Promover a independência alimentar


A alimentação é uma parte crucial da vida de todos os seres humanos. Desde o momento em que nascemos, precisamos de ser nutridos para sobreviver e crescer de forma saudável.

À medida que crescemos, as nossas dietas tornam-se mais diversificadas e complexas; aprendemos a comer diferentes tipos de alimentos e a fazer escolhas sobre o que comemos. É neste processo de aprendizagem que podemos encorajar a independência na alimentação dos nossos filhos. Quando lhes damos a oportunidade de tomar decisões sobre o que comem, estamos a dar-lhes as ferramentas para se tornarem mais independentes e responsáveis. Por sua vez, estamos a ajudá-los a desenvolver a autoestima e a auto-confiança.

Tratamento

Não se consegue nada de positivo para uma criança quando lhe impomos o nosso carácter de adulto. A melhor alternativa na educação infantil é tentar fazer com que as crianças se interessem pela comida, sugerindo-lha. O bom tratamento das crianças facilita uma aprendizagem saudável, permitindo-lhes assim alcançar a sua autonomia na alimentação com afeto. Todos os aspectos da educação são influenciados pelo nível de empenho que demonstramos quando aprendemos a tratar as crianças com respeito.

Dificuldade

Por muitos motivos, como pais, tendemos a exigir um certo nível de desempenho que dificulta o interesse da criança pela comida. Em primeiro lugar, compreendemos que os processos de assimilação da informação são individuais e precisamos de saber qual é o ritmo de aprendizagem dos nossos filhos. É bom estarmos atentos porque, se eles tiverem dificuldades durante a alimentação, podemos dar-lhes a oportunidade de errar e procurar criativamente soluções que facilitem a sua correta assimilação. O nível de autonomia que assumirão no futuro e a emotividade que projectarão para atingir os seus objectivos dependem da alimentação, uma vez que favorecemos a expansão da sua experiência sensorial.

Horários

Um elemento que não deve ser descurado para um melhor ensino dos nossos filhos é o respeito e o cumprimento dos horários de vida. Podemos incutir-lhes os limites para a mudança de atividade, aumentando a consciência do seu tempo. A hora de brincar, a hora da refeição, a hora do banho e a hora de dormir desempenham um papel importante na compreensão da disciplina que queremos para eles. A hora da alimentação deve ser tão regular e agradável quanto possível, pois dela depende o resto do horário de vida da criança.

O espaço

Para incutir bons hábitos alimentares nos nossos filhos desde cedo, é necessário escolher um espaço adequado. Sentar-se à mesa em família, rodeado de um ambiente familiar e acolhedor, contribuirá para que o seu tempo à mesa seja enriquecedor. Não é aconselhável que as crianças comam de pé ou num local inapropriado, como espaços públicos ou no seu quarto de brincar, pois isso destabiliza a assimilação da obediência. Algo desfavorável durante as refeições são as distracções, que afectam a correta assimilação digestiva dos alimentos e a aprendizagem nutricional.


independencia poder

Transcrição Promover a independência alimentar



Publicações Recentes de promocao autonomia criancas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?