logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Como ajudar as crianças a aceitar as consequências das suas decisões?

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Como ajudar as crianças a aceitar as consequências das suas decisões?


A capacidade de tomar decisões e de assumir as consequências dessas decisões é uma competência crucial para o desenvolvimento da autonomia das crianças. As crianças precisam de aprender que cada escolha que fazem, seja ela boa ou má, tem uma consequência, e devem ser capazes de a aceitar e aprender com ela.

Os pais e os prestadores de cuidados podem ajudar as crianças a aprender esta competência de várias formas. Eis algumas estratégias úteis:

Deixar a criança tomar decisões

Permitir que as crianças façam escolhas é uma forma eficaz de as ajudar a aprender a aceitar as consequências das suas escolhas. Ao permitir que a criança faça escolhas simples, como a roupa que quer vestir ou o brinquedo com que quer brincar, os pais estão a ensinar-lhe que cada escolha tem uma consequência ou um benefício.

Ajudar a criança a compreender as consequências das suas escolhas.

Os pais precisam de ser claros quanto às consequências das escolhas dos filhos. Se a criança fizer uma boa escolha, o resultado será positivo. Se a criança fizer uma má escolha, o resultado será negativo. Por exemplo, se a criança optar por não fazer os trabalhos de casa, deve compreender que a consequência pode ser uma má nota na escola.

Ser um modelo a seguir

Os pais devem ser um modelo para os seus filhos. Se um pai não aceita as consequências das suas decisões, como pode esperar que o seu filho o faça? Os pais devem ser honestos sobre as suas próprias decisões e as consequências que enfrentam, e devem demonstrar que são capazes de aceitar as consequências das suas decisões.

Permitir que a criança experimente as consequências das suas decisões

Por vezes, as crianças precisam de experimentar as consequências das suas escolhas para aprenderem a aceitá-las. Os pais podem permitir que a criança experimente pequenas decisões para que possa aprender com as consequências sem sofrer danos graves. Por exemplo, se a criança não quiser andar com um guarda-chuva e estiver a chover, deve experimentar o que acontece quando o guarda-chuva está molhado e compreender que a sua escolha teve uma consequência.

Falar com a criança sobre o que ela aprendeu

Depois de uma criança experimentar as consequências das suas escolhas, os pais devem falar com ela sobre o que aprendeu. É impor


a crianca aceita consequencias

Transcrição Como ajudar as crianças a aceitar as consequências das suas decisões?



Publicações Recentes de promocao autonomia criancas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?