Transcrição Simplificação dos processos ii
A simplificação dos processos é um conceito fundamental para aumentar a produtividade, tanto no trabalho como na vida pessoal. Deve sempre perguntar a si próprio se está a acrescentar complexidade desnecessária e de que forma isso o beneficia a si e aos outros.
Por exemplo, se é consultor de uma das maiores empresas de consultoria do mundo e recebe centenas de milhares, ou mesmo milhões de dólares por ano para fazer projectos de consultoria para grandes empresas, faz sentido ter apresentações em PowerPoint extremamente complexas onde pode fazer apresentações de cinco horas aos clientes. Isto porque a faturação é feita à hora e os clientes parecem querer e esperar isso, e estão dispostos a pagar por isso.
Mas para todas as outras pessoas, quando se faz uma apresentação, o objetivo principal é comunicar as ideias. Não se trata de correr contra o relógio e deslumbrar as pessoas com a sua complexidade. É por isso que eu acho que as pessoas mais produtivas e bem sucedidas do mundo não usam o PowerPoint porque querem simplificar a sua mensagem e as suas apresentações, ou quando usam o PowerPoint, usam uma imagem por diapositivo. Não colocam muito texto, muitos marcadores e gráficos complexos.
Mais adiante no curso, falaremos mais sobre como comunicar eficazmente como oradores públicos produtivos e bem sucedidos. Mas, por agora, concentre-se neste conceito: Simplificar, simplificar, simplificar. E sim, aplica-se definitivamente à forma como faz uma apresentação em PowerPoint.
Relativamente à extensão de palavras pretendida, existe algum tópico específico que gostaria de desenvolver ou aprofundar? Se não, posso sugerir alguns outros pontos importantes para a produtividade no trabalho e na vida pessoal.
simplificar processos ii