LOGIN

REGISTO
Buscador

Corrigir os seus erros

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Corrigir os seus erros


As competências de comunicação eficazes são essenciais em qualquer apresentação, seja num contexto profissional, académico ou social. No entanto, é natural cometer erros ao falar em público, e saber como lidar com eles sem perturbar o fluxo da sua apresentação é fundamental para manter uma ligação com o seu público.

Nesta sessão, iremos explorar estratégias e dicas para corrigir erros de forma discreta e sem alterar drasticamente a sua forma de falar.

É natural cometer erros durante uma apresentação. Em vez de alterar abruptamente a sua apresentação para corrigir cada erro, o que pode ser desagradável para o público, é preferível abordá-los de forma mais subtil.

Continue a falar no seu tom e ritmo habituais e, se possível, faça as correcções de forma rápida e discreta, sem dar demasiada importância ao erro. Por exemplo, se cometer um erro numa palavra, basta repetir a frase corrigindo a palavra incorrecta e continuar a sua apresentação.

Considere estas estratégias para corrigir alguns erros:

  • Repetir e corrigir: Se cometer um erro numa palavra ou frase, basta repetir a frase corrigindo o erro de uma forma suave e natural. Por exemplo, se disser "o projeto foi um fiasco de sucesso", pode corrigi-lo dizendo "o projeto foi um sucesso, quero dizer, um sucesso total".
  • Pausas naturais: Se o erro for mais percetível e exigir uma correção, pode aproveitar uma pausa natural no seu discurso para fazer a correção de forma discreta. Evite parar completamente, mas aproveite a pausa para ajustar a frase e continuar.
  • Utilizar gestos ou expressões faciais: Por vezes, um simples gesto ou expressão facial pode indicar ao público que reconhece o erro e que está a fazer uma correção. Esta pode ser uma forma menos intrusiva de corrigir pequenos erros.
  • Refazer os seus passos: Em alguns casos, pode voltar atrás nas suas palavras e corrigir o erro de forma subtil enquanto continua a avançar. Por exemplo, se disse "o projeto teve um grande impacto negativo", pode voltar atrás e dizer "desculpe, queria dizer um grande impacto positivo".
  • Modificação suave: Em vez de parar para corrigir um erro, basta reformular a frase da forma correta sem realçar o erro anterior. Por exemplo, se disser "o resultado foi muito bom", pode corrigi-lo dizendo "o resultado foi excelente".
  • Utilizar sinónimos: Se se encontrar numa situação em que não se lembra de uma palavra específica ou tem dificuldade em pronunciá-la, pode substituí-la por um sinónimo que seja mais fácil de dizer no momento. Por exemplo, em vez de dizer "complicado", pode usar "complexo".

A paráfrase instantânea dá ao orador a possibilidade de clarificar explicações complicadas e de garantir que a sua mensagem é corretamente compreendida pelo p�


correcao erros

Publicações Recentes de produtividade trabalho vida casa

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?