logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O processo de crescimento

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição O processo de crescimento


Os dentes não servem apenas para mastigar os alimentos, facilitando a sua deglutição e posterior digestão; também desempenham um papel importante nas inter-relações sociais, favorecendo a emissão de sons e a estética facial - especialmente o sorriso e os gestos -.

Os maus hábitos de higiene oral provocam cáries, feridas, infecções, dores fortes e perdas dentárias que afectam a saúde global das crianças e interferem no seu desenvolvimento integral, impedindo-as de brincar, frequentar o jardim de infância ou a escola e provocando o bullying dos seus pares.

A melhor forma de proteger a saúde oral das crianças é começar a limpar a boca do seu bebé todos os dias, ensinar-lhe hábitos de higiene oral e visitar o dentista regularmente para verificar os seus dentes e receber instruções específicas sobre como cuidar deles.

Como combater a cárie dentária e a doença periodontal (gengivite)?

A cárie dentária e a gengivite são as doenças orais mais comuns. Ambas são causadas pela acumulação prolongada de microorganismos - placa bacteriana dentária - na superfície dos dentes, gengivas e restaurações.

Por conseguinte, escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia com uma escova de dentes e uma pasta dentífrica com flúor reduzirá o risco de cáries e gengivite. Os elementos adicionais de higiene interproximal, como o fio dentário, as escovas interproximais e os elixires bucais, também devem ser utilizados após a escovagem dos dentes.

Importante: Apenas as pastas dentífricas que contenham 1000 partes por milhão (ppm) ou mais de flúor têm um efeito anti-cárie, pelo que são recomendadas para a higiene oral desde o início da erupção dentária.

Quando e como efetuar a higiene oral dos nossos filhos?

Deve começar a limpar as gengivas do seu bebé - mesmo que ele ainda não tenha dentes - desde os primeiros dias após o nascimento. Para isso, recomenda-se esfregar suavemente as gengivas, a língua, o palato e o interior das bochechas com um pedaço de gaze molhada ou um dedal de silicone.

Após a erupção do primeiro dente temporário ou de "leite", por volta dos 6 a 8 meses de idade, é obrigatório começar a escovar os dentes duas vezes por dia, de manhã e sobretudo à noite. Pode ser utilizado um dedal de silicone ou uma escova de dentes de cerdas muito finas para bebés, humedecida com um enxaguante infantil com flúor.

Em crianças com menos de três anos de idade, recomenda-se a escovagem duas vezes por dia com uma pasta de flúor de 1000 ppm com uma quantidade de "grão de arroz" a escovar com a escova.

Em crianças com mais de 3 anos, pode ser utilizada uma pasta dentífrica com 1000 ppm de flúor numa quantidade que cubra a secção transversal da escova de dentes. Nesta idade, os espaços entre os molares estão normalmente fechados e recomenda-se o uso de fio dentário antes da escovagem nocturna.

Em crianças com mais de 6 anos de idade, pode ser utilizada uma pasta dentífrica com 1450 ppm de flúor, numa quantidade que cubra a largura da cabeça da escova de dentes.

Para reduzir o risco de cáries, os pais devem assegurar que os dentes dos seus filhos são corretamente escovados pelo menos duas vezes por dia até aos 7 anos de idade e continuar a supervisioná-los até aos 9 ou 10 anos de idade.

Que alimentos promovem a cárie dentária nas crianças?

Os alimentos ricos em açúcar e hidratos de carbono fermentáveis - bolachas, biscoitos, doces, bebidas industrializadas, refrigerantes diet, sumos embalados, chocolates, etc. - são as principais causas de cárie dentária.

Recomendações dietéticas para reduzir a ocorrência de cáries dentárias nas crianças

  • Não adicionar açúcar ou mel ao leite, iogurte ou sumos de fruta naturais.
  • Oferecer fruta natural em vez de sobremesas doces às refeições e lanches.
  • Oferecer queijo, iogurte natural, pão integral, etc. em vez de bolachas doces, rebuçados e refrigerantes.
  • Não permitir petiscos ao longo do dia.
  • Evitar oferecer leite a meio da noite às crianças com mais de um ano de idade.

Maus hábitos orais

Os maus hábitos orais são as práticas comuns que as crianças realizam e que podem afetar a sua saúde oral, causando más oclusões, "más mordidas" e cáries dentárias, entre outras perturbações. Os maus hábitos orais m


processo crescimento

Transcrição O processo de crescimento



Publicações Recentes de nutricao infantil

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?