Transcrição Alimentação e nutrição
Na apresentação anterior, aprendemos que a alimentação, juntamente com o sono e a atividade física, são as acções mais importantes que as crianças realizam para crescer, desenvolver-se e manter-se saudáveis. Aprendemos também que a hora da refeição é ideal para consolidar afectos, valores, comportamentos e hábitos nas crianças.
Nesta apresentação, vamos conhecer os conceitos de alimentação, nutrição, nutrientes, etc.; elementos essenciais para compreender e sensibilizar para o que significa ter uma alimentação saudável.
Alimentar e nutrir são a mesma coisa?
Embora ambas as funções estejam intimamente relacionadas entre si, não são exatamente a mesma coisa. Para o compreender, vamos primeiro analisar os seus conceitos e depois realçar as suas diferenças.
O que é a alimentação?
A alimentação humana compreende o conjunto de acções destinadas a retirar do meio exterior uma série de produtos ou substâncias com fins nutricionais, sociais ou psicológicos. O ato de alimentar requer a seleção e preparação prévia destes produtos para os tornar mais palatáveis, digeríveis ou comestíveis.
A alimentação é, portanto, qualquer produto ou substância ingerida com objectivos nutricionais, sociais ou psicológicos. Vejamos os seguintes exemplos:
- O leite é um alimento porque é ingerido para fins nutricionais.
- As bebidas alcoólicas, quando ingeridas com moderação, são consideradas alimentos porque, embora não tenham um interesse nutricional considerável, têm um interesse social ou psicológico.
- A pastilha elástica não é considerada um género alimentício porque não é ingerida.
- As drogas e os medicamentos não são considerados alimentos porque não são ingeridos com objectivos nutricionais, culturais ou psicológicos.
Porque é que a água é considerada um alimento?
A água pode ser considerada um alimento porque contém nutrientes como o sódio, o potássio, o magnésio, o cloro, o cálcio, o enxofre e o fósforo.
O que é a nutrição?
A nutrição é o conjunto de processos pelos quais o nosso corpo converte os alimentos em substâncias mais simples - chamadas nutrientes - para que possam ser assimiladas pelo nosso organismo. A nutrição compreende os processos de ingestão, digestão, absorção, assimilação e excreção.
Os nutrientes ou nutrimentos são as substâncias contidas nos alimentos que participam ativamente no crescimento, na reprodução e no desenvolvimento da vida a nível celular. As seguintes substâncias são consideradas nutrientes:
- Proteínas.
- hidratos de carbono
- lípidos ou gorduras
- vitaminas
- minerais.
Para facilitar o seu estudo, os nutrientes são classificados em dois grandes grupos: os macronutrientes e os micronutrientes:
- Os macronutrientes são os nutrientes que o organismo necessita de consumir em grandes quantidades. Pertencem a este grupo as proteínas, os hidratos de carbono e os lípidos ou gorduras.
- Os micronutrientes são nutrientes que o organismo necessita de consumir em pequenas quantidades. As vitaminas e os minerais pertencem a este grupo.
A água também pode ser considerada um nutriente?
A água não é geralmente classificada como um nutriente, mas é um componente essencial para o funcionamento do organismo, uma vez que está envolvida no desempenho de muitas funções vitais.
Diferenças entre alimentação e nutrição
A alimentação é uma ação voluntária e consciente que está intimamente relacionada com os costumes, religiões e gostos individuais das pessoas; é, portanto, diferente em diferentes regiões do mundo, culturas, famílias e indivíduos.
A alimentação, por outro lado, é um processo involuntário e inconsciente, efectuado pelo organismo de forma mais ou menos semelhante em todos os seres humanos.
O que se entende por alimentação saudável?
De um modo geral, uma alimentação saudável é uma dieta que fornece todos os nutrientes de que o organismo necessita para manter o bom funcionamento do corpo, manter ou melhorar a saúde, reduzir o risco de doença e assegurar a reprodução, a gestação, o parto, a lactação, o desenvolvimento, a maturação e o crescimento adequados.
Recomendações gerais para um regime alimentar saudável
- Devem ser consumidos diferentes tipos de alimentos ao longo do dia, para que o organismo tenha mais hipóteses de obter os diferentes nutrientes de que necessita.
- Distribuir as refeições ao longo do dia, dando especial atenção ao pequeno-almoço.
- Coma muita fruta, legumes e leguminosas, pois estes alimentos fornecem muitas vitaminas, minerais e outros componentes que são muito necessários para manter a saúde.
- Incluir produtos lácteos na dieta, de preferência desnatados.
- Consumir preferencialmente aves de capoeira, coelho e peixe; incluir carnes vermelhas e processadas na dieta apenas ocasionalmente.
- Utilizar os óleos como principal gordura culinária e reduzir o consumo de gorduras animais, como a manteiga, os queijos gordos, as carnes gordas, etc. Não consumir gorduras hidrogenadas.
- Consumir doces, batidos, gelados e outros alimentos que contenham açúcar apenas ocasionalmente.
- Adicionar pouco sal aos alimentos.
alimentacao nutricao