Transcrição Vitamina K. Propriedades
A vitamina K é um nutriente altamente necessário para a manutenção de padrões saudáveis no nosso organismo, razão pela qual foi considerada uma das 13 vitaminas essenciais que existem. As suas caraterísticas fazem dela um nutriente lipossolúvel, o que significa que tem a capacidade de ser armazenada nas gorduras e nos órgãos do nosso corpo. Embora seja verdade que a deficiência de vitamina K numa pessoa é um fenómeno raro, vale a pena notar que tal deficiência pode levar a sérios problemas de saúde, especialmente aqueles relacionados com a capacidade do nosso sangue para coagular.
Ao longo deste guia, iremos analisar mais de perto alguns dos elementos mais importantes relacionados com este tópico. Para isso, iremos rever alguns dos benefícios gerais mais significativos da vitamina K, analisando aspectos como quais são as fontes mais recomendadas para a sua aquisição e quais os efeitos secundários associados à sua hiper-suplementação.
Benefícios gerais da vitamina K
Entre os muitos benefícios gerais da vitamina K, há alguns que devem ser destacados pelo seu elevado impacto na preservação da nossa saúde. A vitamina K tem um impacto importante na coagulação sanguínea e, graças a ela, podemos reduzir as hemorragias e o aparecimento de hematomas. Sem uma elevada suficiência de vitamina K, o nosso sangue perderia a sua capacidade de coagulação, o que afectaria consideravelmente uma série de processos necessários para a defesa e o cuidado do nosso corpo.
No caso dos idosos, a ingestão de vitamina K está associada ao fortalecimento e ao cuidado dos seus ossos. Esta é uma função muito necessária para manter uma boa qualidade de vida na velhice.
Como obter vitamina K?
A fonte mais recomendada de vitamina K, como de todas as vitaminas, é uma alimentação equilibrada e muito nutritiva. Graças ao equilíbrio dos alimentos que ingerimos, é muito fácil ter bons níveis de vitamina K no nosso organismo. Existem inúmeras fontes alimentares ricas neste nutriente, nomeadamente: peixe, carne de vaca, ovos, alguns cereais, brócolos, acelga, couve, espinafres, fígado, salsa, entre outros.
Efeitos da sobre-suplementação
Relativamente às quantidades adequadas de ingestão de vitamina K, está estabelecido que uma média de 120 mcg para homens com mais de 18 anos e 90 mcg para mulheres com mais de 18 anos são suficientes para satisfazer as necessidades diárias do organismo. Nos casos em que a sua idade é inferior, recomenda-se que consulte um especialista que possa ajustar a dose e adaptá-la às suas necessidades específicas.
Entre os efeitos adversos para a saúde decorrentes do abuso de vitamina K, há um que se destaca como altamente perigoso. Alguns estudos relacionaram o consumo excessivo deste nutriente com o aparecimento de um fenómeno conhecido como kernicterus, que se manifesta como uma espécie de paralisia cerebral que afecta os recém-nascidos. Uma vez que a vitamina K actua na coagulação do sangue, podem também ocorrer algumas lesões hemolíticas e hepáticas.
Trabalhe numa ingestão alimentar saudável e evite o consumo excessivo deste nutriente. Não esquecer que as vitaminas são substâncias muito poderosas e que provocam efeitos muito visíveis, pelo que devem ser controladas de forma a manter níveis adequados para a nossa saúde e evitar os riscos de uma suplementação excessiva.
vitamina k