Transcrição Vitamina B7. Propriedades
A vitamina B7, também conhecida como biotina, é um nutriente altamente necessário para o desenvolvimento normal das funções vitais do nosso organismo. É uma vitamina hidrossolúvel, tal como as outras vitaminas B. O facto de ser hidrossolúvel torna-nos dependentes da sua ingestão regular, uma vez que não podemos aceder a fontes de armazenamento como as gorduras, os órgãos e os músculos.
A biotina é amplamente utilizada na prevenção de inúmeras doenças, pelo que é importante que estejamos conscientes da necessidade de manter uma dieta equilibrada e rica neste nutriente. Dado o valor da biotina para a nossa saúde, o guia seguinte centrar-se-á em alguns dos benefícios gerais atribuídos ao seu consumo. Abordaremos igualmente as fontes de biotina mais recomendadas e os efeitos que podem resultar de um consumo excessivo deste nutriente.
Benefícios gerais da vitamina B7
O consumo de biotina está associado a um grande número de processos físicos e químicos no organismo. A vitamina B7 partilha muitas das caraterísticas associadas à vitamina B5, razão pela qual é frequentemente complementada com ambos os nutrientes.
Entre os benefícios associados ao consumo de vitamina B7, podemos destacar os relacionados com o processo de digestão, uma vez que a biotina, juntamente com o ácido pantoténico, é responsável pela decomposição dos alimentos que ingerimos durante as nossas refeições, para que possam ser transformados em nutrientes úteis para o desenvolvimento das nossas funções metabólicas. Juntamente com a vitamina B5, a vitamina B7 é responsável pela produção de ácidos gordos a partir dos alimentos que decompõe.
Como é que se obtém a vitamina B7?
No caso da biotina, não há exceção à regra de fornecimento deste tipo de nutriente. A melhor forma de adquirir a vitamina B7 será sempre através da alimentação. Isto porque, ao mantermos uma boa ingestão alimentar, equilibrada e nutricionalmente rica, conseguimos não só satisfazer as necessidades do nosso organismo, como também contribuir para a preservação e manutenção da nossa saúde.
Felizmente, este nutriente é abundante num grande número de alimentos de fácil acesso, incluindo chocolate, carne de porco, gema de ovo, fígado, frutos secos como as nozes, levedura, cereais enriquecidos com vitamina B7, entre outros.
Efeitos da sobre-suplementação
As quantidades recomendadas de vitamina B57 para satisfazer as necessidades diárias do nosso organismo situam-se entre 30 mcg por dia para homens e mulheres adultos. Nos casos em que a idade é inferior, recomenda-se a consulta de um especialista que poderá ajustar as doses e adaptá-las às necessidades específicas de cada um.
É de salientar que os estudos clínicos efectuados sobre a vitamina B7 e o seu consumo em excesso não revelaram efeitos secundários notáveis para o nosso organismo. Isto deve-se ao facto de a capacidade de armazenamento deste nutriente no nosso organismo ser praticamente inexistente.
No entanto, é sempre preferível tomar as doses necessárias ao organismo e não consumir qualquer nutriente em excesso. Desta forma, evita-se o desperdício de recursos e as consequências de uma suplementação excessiva.
Embora a vitamina B7 seja bastante segura, em caso de sobredosagem, é preciso estar atento aos efeitos secundários que podem surgir e, se for esse o caso, não hesitar em procurar o mais rapidamente possível o conselho de um especialista de saúde.
vitamina b7