logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Quando não tomar suplementos minerais?

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Quando não tomar suplementos minerais?


Embora a melhor fonte de minerais para o nosso corpo seja através de uma dieta adequada, equilibrada e rica em nutrientes, há muitas ocasiões em que os suplementos minerais são uma alternativa razoável e eficiente para satisfazer as necessidades diárias deste nutriente no nosso corpo. É importante saber quando um suplemento é uma boa alternativa e quando não é. O uso de suplementos minerais deve ser feito com responsabilidade e aconselhamento para evitar o uso indevido.

Tendo em conta a importância deste tema para a nossa saúde, dedicaremos este guia a analisar algumas das circunstâncias em que não é recomendável utilizar suplementos minerais como alternativa para obter este nutriente. Desta forma, poderemos evitar o aparecimento de efeitos indesejáveis para a nossa saúde, resultantes de uma suplementação inadequada.

Ingestão de alimentos ricos em minerais

A forma mais adequada de adquirir os minerais de que o nosso organismo necessita é através da alimentação. Se a sua dieta é rica em minerais, é melhor procurar aconselhamento médico antes de iniciar uma suplementação desnecessária. Muitos cereais e produtos alimentares em geral apresentam cargas elevadas de minerais, capazes de satisfazer mais do que as necessidades mínimas do organismo relativamente a este nutriente. Dito isto, adicionar suplementos minerais a uma dieta como esta pode levar a uma sobre-suplementação e desestabilizar os níveis de nutrientes no organismo.

Um consumo excessivo de certos minerais pode ter consequências graves para a nossa saúde. Embora estes nutrientes não sejam reconhecidamente nocivos, alguns minerais suplementados em excesso podem ter efeitos indesejáveis e desequilibrar o desenvolvimento normal das nossas funções vitais. O segredo é sempre manter um equilíbrio razoável que permita satisfazer as necessidades do nosso organismo, sem exagerar para níveis perigosos para a nossa saúde.

Consumo de medicamentos

De um modo geral, não se sabe se os suplementos minerais interagem mal com a maioria dos medicamentos existentes no mercado. No entanto, há que ter o cuidado de pesquisar os medicamentos que tomamos e a sua compatibilidade com determinados minerais. Alguns medicamentos contêm frequentemente substâncias muito potentes que procuram provocar efeitos contrários aos que procuramos induzir através da ingestão dos nutrientes suplementados.

Por exemplo, os medicamentos para reduzir a coagulação sanguínea não são compatíveis com os suplementos que contêm vitamina K, uma vez que estes medicamentos foram concebidos para o consumo normal de nutrientes pelo organismo através da alimentação e, por conseguinte, não incluem a suplementação na sua formulação.

Sofrimento de certas doenças

Quando estamos a sofrer de determinadas doenças, as necessidades nutricionais do nosso organismo são susceptíveis de aumentar. Isto deve-se ao facto de o nosso corpo poder sofrer uma redução na sua capacidade de absorver e reter nutrientes. No entanto, nalguns casos, pode acontecer o contrário, ou seja, uma ingestão elevada de certos minerais pode ser contraproducente para a recuperação da nossa saúde.

É importante ter em conta que a suplementação nunca é uma forma natural de obter nutrientes. Quando recorremos a esta fonte de minerais, devemos comunicar com o nosso médico sobre a nossa ingestão, de preferência fornecendo-lhe uma amostra do tipo de suplemento que estamos a tomar, a dosagem e o horário.

Isto ajudar-nos-á a evitar efeitos indesejáveis com o consumo de suplementos, uma vez que o nosso médico estará sempre a dar-nos indicações sob a ideia de que o nosso comportamento na aquisição de nutrientes é natural e não o de uma suplementação externa.


tomar suplementos minerais

Transcrição Quando não tomar suplementos minerais?



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?