Transcrição Índice de Massa Corporal (IMC)
O índice de massa corporal (IMC) é uma das medidas mais utilizadas para determinar se uma pessoa está no seu peso indicado ou que variações devem ser feitas para o colocar dentro de um intervalo saudável. As variáveis consideradas para o cálculo do índice de massa corporal são o peso e a altura, dividindo o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros.
Esta equação tem sido amplamente utilizada ao longo dos anos para determinar o risco potencial de uma pessoa ser afetada por doenças relacionadas com o peso. Por sua vez, o IMC ajuda-nos a identificar a presença de factores de risco para doenças como a diabetes ou várias doenças cardiovasculares e crónicas.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos analisar alguns dos elementos básicos relacionados com o Índice de Massa Corporal (IMC), para que possa incorporar este conhecimento nos seus cuidados de saúde e na prevenção de possíveis doenças relacionadas com o peso.
Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC)
Como já foi referido, o Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado através da equação (peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros).
Para ilustrar melhor o que acabámos de dizer, vamos partir do seguinte pressuposto:
- O Carlos pesa 65 kg e tem 1,73 metros de altura;
- Dividimos 65 (que é o seu peso em quilogramas) por 2,99 (que seria o resultado do cálculo do quadrado de 1,73, que é a sua altura em metros)
- 65/2,99 dá-nos um resultado de 21,73, que seria o Índice de Massa Corporal (IMC) do Carlos.
Como interpretar o resultado?
Uma vez efectuada a equação acima, vamos proceder à interpretação dos resultados. Para o fazer, tomam-se como referência três categorias (baixo peso, peso normal e excesso de peso).
Peso normal: As pessoas com peso normal são aquelas que têm um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9. Dentro deste intervalo, considera-se que o indivíduo tem um peso saudável, tendo em conta a sua altura. Baixo peso: As pessoas com baixo peso são aquelas com um Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5. Neste caso, é provável que o indivíduo necessite de uma dieta com calorias abundantes, o que o colocará num intervalo que não apresenta riscos para a sua saúde.Excesso de peso: As pessoas com excesso de peso são aquelas com um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 24,9. Se o indivíduo tiver excesso de peso, os riscos de sofrer de algumas das doenças acima mencionadas aumentam, razão pela qual deve ser orientado para uma dieta hipocalórica e para a incorporação de atividade física regular, a fim de reduzir o seu peso para uma gama saudável.
Problemas com o Índice de Massa Corporal (IMC)
Embora o Índice de Massa Corporal (IMC) possa ser uma ferramenta atractiva para a gestão do peso, existem alguns factores que fazem com que não seja tão exato como pode parecer. Em primeiro lugar, o IMC não tem em conta a composição corporal, a idade, o sexo ou a massa muscular.
Os factores acima mencionados têm impacto no facto de uma pessoa ter ou não excesso de peso, pelo que, em caso de dúvida razoável, é importante consultar um especialista, que terá outros mecanismos para determinar o seu estado de saúde em relação ao seu peso. No entanto, pode utilizá-lo como guia sempre que procurar uma referência imprecisa sobre se o seu peso é adequado ou não.
massa corporal