Transcrição Envelhecimento e manutenção da qualidade de vida
O envelhecimento é um processo natural pelo qual todos os seres humanos passam, é inevitável e responde a uma série de factores biológicos e psicológicos que provocam mudanças graduais no nosso corpo. Este fenómeno é particular a cada ser humano; todas as pessoas envelhecem, mas nem todas o fazem da mesma forma. O envelhecimento não é apenas um processo cronológico, a idade também responde a certas caraterísticas que determinam o nível de saúde física e mental de cada indivíduo, razão pela qual, embora em determinadas idades uma pessoa seja considerada idosa, devemos prestar atenção a outros padrões para classificar o tipo de velhice a que se refere.
Ao longo do desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos elementos que distinguem o envelhecimento, destacando as diferentes idades que são tomadas como referência para avaliar o grau de velhice que um indivíduo apresenta.
Fator cronológico
Quando tomamos o fator cronológico como referência para determinar o grau de velhice que uma pessoa apresenta, estamos a referir-nos à idade cronológica. Esta idade é a mais comummente utilizada do ponto de vista social, não científico ou académico. Esta idade é expressa em anos, pelo que, se tiverem passado 65 anos desde o nascimento da pessoa, esta é considerada uma pessoa idosa ou sénior.
A idade, em termos de aspectos cronológicos, é muito inexacta, não responde a padrões científicos, nem se expressa com os mesmos resultados em cada indivíduo. É por isso que, muitas vezes, sabemos a idade de certas pessoas e ficamos surpreendidos ao descobrir que parecem mais novas ou mais velhas.
Fator biológico
O fator biológico envolvido na determinação da idade de um indivíduo é muito mais preciso do que o fator cronológico. Quando as caraterísticas biológicas de uma pessoa são apreciadas, é possível estabelecer uma série de critérios que nos permitem chegar à idade aproximada que o indivíduo deve apresentar. Esta idade biológica é determinada pelo estilo de vida mantido ao longo dos anos, pelos hábitos saudáveis, pela qualidade da alimentação e pelas doenças presentes.
Neste ponto, podemos encontrar pessoas que apresentam uma idade cronológica de 65 anos, mas a sua idade biológica é muito inferior a 65. Do mesmo modo, um indivíduo de 40 anos pode apresentar certas caraterísticas que o fazem ser percepcionado como um indivíduo de 65 anos. O fator biológico diz-nos que cada indivíduo envelhece ao seu próprio ritmo e que a forma como nos comportamos na nossa juventude contribuirá significativamente para retardar ou acelerar o nosso processo de envelhecimento.
Fator psicológico
Dependendo do facto de querermos distinguir entre saúde mental e saúde psicológica, temos de lidar com uma possível terceira idade, a idade psicológica. Para muitos especialistas, a saúde é uma e a mesma coisa, pelo que não existiria uma idade psicológica. No entanto, para ilustrar em que consiste esta terceira idade, tomemos os factores psicológicos como referência para classificar o grau de envelhecimento de um indivíduo.
Da mesma forma que as doenças não psicológicas influenciam a avaliação da idade de uma pessoa, o estado de saúde mental e a mentalidade ou a projeção de um indivíduo não fornecem uma série de informações sobre a sua idade aproximada. Se mantivermos uma combinação adequada de cuidados de saúde física e mental, podemos abrandar o processo de envelhecimento e afastarmo-nos dos padrões cronológicos que procuram generalizar o grau de velhice de cada indivíduo.
envelhecimento