logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Envelhecimento e suplementação nutricional

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Envelhecimento e suplementação nutricional


Os suplementos nutricionais desempenham um papel importante como complemento à eventual carência de determinados nutrientes essenciais ao normal funcionamento do organismo humano. As vitaminas e os minerais são extremamente importantes para prevenir o aparecimento de inúmeras doenças que ameaçam a nossa qualidade de vida.

Quando estamos a atravessar determinados períodos biológicos ou estamos expostos a um gasto calórico superior ao habitual, seja porque incluímos uma maior carga de atividade física nas nossas rotinas diárias ou porque o nosso dia a dia assim o exige, é possível que necessitemos de incorporar determinados suplementos para que o nosso organismo funcione da melhor forma.

No caso da velhice, os suplementos nutricionais podem ser de grande ajuda, uma vez que o corpo de uma pessoa idosa não tem as mesmas capacidades metabólicas que o de uma pessoa jovem. A nossa estrutura óssea pode sofrer desgaste durante o envelhecimento, enquanto a capacidade de reter minerais valiosos como o cálcio diminui significativamente.

Ao longo deste guia, iremos abordar a questão dos suplementos nutricionais e a importância que estes desempenham no combate às condições que podem surgir durante o envelhecimento.

Reposição de vitaminas e minerais

Como já foi referido, uma das consequências mais nefastas para o organismo humano do envelhecimento é o facto de as alterações do nosso metabolismo tornarem a retenção de vitaminas e minerais muito mais complexa do que quando éramos mais jovens. As vitaminas e os minerais são micronutrientes de valor essencial para o ser humano. A sua carência degrada o sistema imunitário e aumenta o risco de adoecer facilmente.

Estas vitaminas e minerais podem normalmente ser obtidos através de uma dieta equilibrada, que incorpora alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Quando ingerimos estes alimentos, o nosso organismo retém os micronutrientes e macronutrientes de que necessita para continuar a desempenhar normalmente as suas funções biológicas. O que acontece é que na velhice, a capacidade de reter estes nutrientes é afetada, o que pode levar a um défice nutricional mesmo quando a nossa alimentação é adequada.

Os suplementos nutricionais podem suprir a carência de nutrientes no nosso organismo, protegendo assim o nosso sistema imunitário e garantindo que o nosso organismo possa desempenhar as suas funções biológicas sem que lhe faltem as substâncias e compostos de que necessita para o fazer.

Todos os idosos devem tomar suplementos nutricionais?

A verdade é que existe uma falsa crença de que só porque estamos a passar pela velhice, precisamos de tomar suplementos porque temos falta de vitaminas e minerais. Determinar se um idoso precisa de tomar suplementos nutricionais é uma tarefa que só pode ser feita por um especialista em saúde.

Para diagnosticar com exatidão uma carência de nutrientes, são necessários exames médicos em laboratórios especializados, pois é difícil constatar a ausência de certos nutrientes por simples observação. Embora um médico possa, através da observação, ver certas caraterísticas da carência de nutrientes, é provável que um exame médico de rotina seja a forma mais exacta de diagnosticar com maior precisão.

De igual modo, seja qual for o caso, as consultas regulares com o pessoal de saúde são um hábito que deve ser encorajado entre os idosos. Durante a velhice, o nosso organismo é confrontado com mudanças biológicas bruscas, o que significa que temos de vigiar constantemente o nosso estado de saúde.


envelhecimento suplementos nutricionais

Transcrição Envelhecimento e suplementação nutricional



Publicações Recentes de iqualidade vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?