Transcrição Anti-envelhecimento: cuidados de saúde
O processo de envelhecimento acarreta um aumento dos factores de risco para uma vasta gama de doenças. Estas doenças fazem com que a qualidade de vida das pessoas diminua significativamente à medida que avançam na velhice. Quase todas as doenças podem ser significativamente atenuadas se forem detectadas numa fase precoce da sua progressão. Dito isto, os cuidados médicos desempenham um papel importante na forma como vamos atravessar os nossos anos de velhice, pois embora seja verdade que os factores envolvidos na degradação do nosso corpo são naturais e inevitáveis, manter bons cuidados de saúde permitir-nos-á viver agradavelmente mais tempo.
Ao longo do guia que se segue, iremos abordar a questão dos cuidados de saúde e do seu impacto na velhice.
Adquirir o hábito de verificar o nosso estado de saúde
Os cuidados de saúde são uma parte importante da luta contra o envelhecimento. Com um controlo médico adequado da nossa saúde, podemos evitar as complicações das doenças relacionadas com a idade. Para tal, é necessário criar hábitos de controlo de rotina, em que nos submetemos à avaliação de especialistas que determinam o nosso estado de saúde e fazem recomendações sobre como lidar com certas doenças naturais do envelhecimento.
Entre os exames mais importantes estão os controlos da tensão arterial, uma vez que as doenças cardiovasculares atingem o seu pico na velhice. Por sua vez, os controlos de rotina da glicose devem ser realizados para controlar o possível desenvolvimento de doenças como a diabetes; devemos também incluir testes para detetar o cancro em fases iniciais, uma vez que alguns cancros, como o cancro da próstata ou da mama, também têm grandes manifestações durante a velhice. Por último, um controlo que não deve ser descurado é o da nossa saúde mental, uma vez que muitas doenças mentais podem ser retardadas se forem detectadas precocemente.
Recomenda-se também alargar esta prática aos cuidados com os dentes e com a pele. Parecem elementos complementares, mas são pontos estéticos de grande peso quando se trata de moldar a imagem que projectamos e que, portanto, terão um impacto na nossa autoestima e auto-perceção.
Procurar informação
O processo de envelhecimento desenvolve-se progressivamente, o que significa que não nos apercebemos rapidamente de que estamos numa fase da nossa vida em que nos identificamos como idosos. Muitas pessoas evitam sentir-se velhas e mantêm uma atitude que não é recomendável para a sua idade. Isto não significa que a nossa idade deva reger a forma como nos projectamos ou as coisas que queremos fazer, apenas que há acções que são prejudiciais em qualquer idade, mas na velhice são muito mais prejudiciais.
O facto de estarmos a lidar com a velhice deve motivar-nos a compreender como funciona o nosso corpo nesta idade. Substâncias como o álcool ou o tabaco tornam-se muito mais arriscadas à medida que a idade avança. A exposição ao frio, a alimentação de má qualidade, o excesso de peso e o sedentarismo são práticas que, quando atingimos uma certa idade, podem levar a graves complicações de saúde.
Mantenha-se informado e comece a aceitar-se a si próprio, compreendendo as particularidades e caraterísticas do seu corpo. Pense que, de um modo geral, não está a limitar-se a nada do que o seu corpo precisa. Todas as práticas saudáveis são saudáveis em qualquer idade. São precisamente as acções prejudiciais ao seu corpo que deve eliminar das suas rotinas diárias, tudo para que possa preservar um melhor estado de saúde e evitar o aparecimento de doenças que irão deteriorar significativamente a sua qualidade de vida.
anti envelhecimento cuidados