Transcrição Importância de uma boa noite de sono
O descanso noturno é um dos aspectos mais subestimados da nutrição. A verdade é que um descanso noturno adequado tem benefícios inestimáveis durante o processo de perda de peso e ganho de massa muscular. Numerosos estudos destacam agora como uma pequena mudança na quantidade de sono que temos todos os dias pode ter um impacto significativo nos nossos objectivos de perda de peso.
Para um corpo endomorfo, todos os factores são igualmente importantes, porque estamos a lutar diretamente contra um tipo de corpo que, pela sua própria natureza, tende a engordar. Sugerimos que analise mais de perto o seguinte tópico, para descobrir todos os benefícios que giram em torno de um descanso adequado. Influência do sono a nível hormonal: A qualidade do nosso descanso afecta-nos diretamente a nível hormonal. Quando descansamos adequadamente, hormonas como a leptina são produzidas e outras como a grelina diminuem. Para compreender a importância destas duas hormonas e a forma como podem influenciar a nossa alimentação, basta saber que a leptina é uma das hormonas que tem maior impacto na redução do apetite, pelo que, quando descansamos durante muito tempo, a sensação de fome durante o dia diminui significativamente.
A grelina, por outro lado, é uma das hormonas mais responsáveis pela estimulação do apetite. É por isso que é popularmente conhecida como a hormona da fome. Tendo isto em conta, dormir menos pode, em princípio, sabotar a nossa dieta, aumentando a fome e tornando extremamente difícil seguirmos o nosso plano alimentar com disciplina. Perceção alimentar: Uma das razões fundamentais pelas quais as pessoas se tornam viciadas em hidratos de carbono é aquela sensação de prazer que estimula o nosso cérebro, gerando dopamina, quando provamos alimentos ricos em açúcar e diversidade de sabores. Os hidratos de carbono são viciantes, e isso está cientificamente provado, razão pela qual uma dieta rigorosa em hidratos de carbono é muito difícil de manter ao longo do tempo.
O que é relevante aqui é que dormir menos afecta a área do cérebro responsável pela perceção dos alimentos. Torna-nos instintivamente mais condicionados a procurar alimentos ricos em hidratos de carbono, encontrando pouco prazer em comer carnes e legumes. Tudo isto em busca das recompensas associadas à perceção dos alimentos que ingerimos, pelo que dormir pouco vai minar diretamente o prazer de ingerir alimentos com baixo teor de hidratos de carbono e vai fazer com que não tenhamos sempre vontade emocional de continuar a nossa dieta, tornando muito mais provável que acabemos por abandoná-la e voltar aos nossos velhos hábitos alimentares. Influência no metabolismo: A falta de sono tem uma influência direta no nosso metabolismo. Por exemplo, foi demonstrado que a absorção de glucose diminui de forma alarmante quando não dormimos o suficiente. Isto é causado pelo efeito direto sobre a insulina que geramos quando ingerimos alimentos, pelo que, se afectarmos a capacidade da insulina gerada para atuar sobre a glicose, podemos ter consequências muito negativas, como excesso de peso, tendência para a obesidade, diabetes e muitas outras doenças.
O excedente de glicose gerado não desaparece, pelo contrário, transforma-se num aumento do armazenamento de gordura. Se por natureza, um corpo endomorfo tende a acumular gordura, ao adicionarmos a falta de sono apenas aceleramos este processo de acumulação de gordura, afectando negativamente qualquer tentativa de dieta que procure combater a gordura desnecessariamente armazenada.
Como já deve ter reparado, dormir pouco afecta significativamente a sua saúde e os seus programas de dieta. Não só é suficiente organizar corretamente a sua dieta e o seu plano de exercícios, como deve ser acompanhado por um descanso adequado à noite. Não se trata de dormir pouco à noite e tentar compensar durante os fins-de-semana, trata-se de uma questão quotidiana, dormir bem aos fins-de-semana só o ajudará nesses dias, mas o resto da semana será passado nos padrões descritos acima. Assim, dormir bem deve ser um objetivo diário.
intervalo noturno