Transcrição Como identificar o meu tipo de corpo
Do ponto de vista biológico, físico e metabólico, costumamos classificar o corpo de uma pessoa de acordo com determinados padrões. É importante saber que tipo de corpo temos, porque em função disso devemos atuar de uma forma ou de outra, já que cada corpo tem as suas particularidades, bem como as suas vantagens e desvantagens.
Os tipos de corpo, de acordo com este critério de classificação, são ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. O principal objetivo de podermos identificar o nosso tipo de corpo reside nas considerações que devemos ter em conta quando desenvolvemos uma dieta específica ou um plano de exercícios.
Ao longo deste guia, vamos aprofundar alguns aspectos fáceis de identificar para classificar o seu corpo em alguns dos tipos acima referidos. Facilidade de ganho de peso: Já deve ter reparado que alguns dos seus colegas conseguem comer grandes quantidades de comida de plástico e mesmo assim não ganham peso. No entanto, há outros que comem moderadamente e ganham alguns quilos extra.
Os ectomorfos são precisamente aqueles que são representados pelo primeiro exemplo. São pessoas que, devido às caraterísticas inerentes ao seu metabolismo, têm muita dificuldade em ganhar peso. São facilmente identificáveis porque podem ingerir grandes quantidades de alimentos, nalguns casos muito calóricos, e o seu peso mantém-se inalterado.
Por outro lado, os endomorfos são pessoas que tendem a ganhar peso facilmente. Não precisam de comer em excesso para notar o aumento da sua massa corporal. Por fim, os mesomorfos são aqueles que variam o seu peso com muita facilidade. Podem ganhar ou perder peso fazendo alterações muito básicas na sua dieta ou rotina de exercício. Massa muscular: As pessoas que pertencem ao grupo dos ectomorfos têm baixos níveis de massa muscular. Na maior parte das vezes, quando se submetem a sessões de treino, é normalmente mais notória a definição dos seus músculos do que o aumento do volume muscular.
Os endomorfos têm um nível elevado de massa muscular. Não só a sua constituição é, por natureza, algo robusta, como também basta uma breve abordagem ao exercício para se notar a facilidade com que os seus músculos incham. Estas pessoas apreciam muito facilmente os efeitos do treino com pesos ou de qualquer exercício de força destinado a ganhar massa muscular.
No caso dos mesomorfos, são naturalmente bastante musculados. Podem obter um físico muito bem constituído se dedicarem tempo suficiente ao treino. A sua constituição é mais leve do que a dos endomorfos, mas com melhor definição, pois tendem a ter um físico atlético e desportivo. Forma do corpo: Os ectomorfos são magros. O seu tronco tem um aspeto curto em relação aos seus membros. O peito e os ombros são geralmente estreitos e a sua altura é geralmente alta. São os corpos típicos da pessoa alta, magra e de membros longos.
Os endomorfos, pelo contrário, têm membros mais curtos, os seus ossos são geralmente mais volumosos e tendem a pesar mais. Estes corpos são geralmente acompanhados por uma cintura larga e ancas salientes.
No caso dos mesomorfos, costuma-se observar uma figura em forma de V. É o corpo ideal para os adeptos do fitness, porque têm uma cintura estreita e ombros largos, que combinados com a sua facilidade em ganhar massa muscular, são aspectos muito positivos para conseguir um corpo atlético e bem constituído.
Existem muitas outras caraterísticas que diferenciam uma forma de corpo de outra, no entanto, acreditamos que o acima exposto resume muito bem as diferenças básicas que têm cada tipo de corpo. Ao conhecê-las, poderá facilmente saber com qual deles o seu corpo se identifica.
identificar corpos tipo