LOGIN

REGISTO
Buscador

Fases do processo de decoração

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Fases do processo de decoração


A decoração de interiores de uma casa ou de uma pequena empresa parece ser uma tarefa relativamente simples, para a qual apenas é necessário um pouco de gosto estético e muita imaginação; no entanto, isso não é suficiente, pois as contínuas mudanças que ocorrem em todas as esferas da vida moderna fazem com que o responsável pela decoração necessite de uma grande quantidade de conhecimentos estéticos e técnicos actualizados.

O desenvolvimento de projectos de decoração deve ser feito por fases ou etapas que indiquem o caminho a seguir para adaptar o espaço às necessidades do cliente.

Planear o projeto por fases permite avaliar no final de cada etapa: a qualidade do trabalho, a utilização do orçamento atribuído e o cumprimento dos prazos previstos. Tudo isto permitirá resolver imediatamente os erros ou as não-conformidades e evitar o aparecimento de novos obstáculos a tempo.

Primeira fase: Recolha de dados

Esta fase começa com uma entrevista em que o cliente expõe as suas necessidades e as suas principais ideias sobre os resultados estéticos que pretende alcançar. Este primeiro contacto pode ser mais frutuoso se o decorador mostrar imagens dos seus trabalhos anteriores, de modo a fornecer ao cliente ideias que lhe permitam modificar ou consolidar as suas concepções originais do projeto.

A recolha de dados inclui também a criação de um esboço baseado nas medidas tiradas pelo decorador de cada uma das divisões, bem como a distribuição de portas, janelas, mobiliário e outros elementos significativos. O esboço deve incluir o máximo de dados possível, pelo que são preparadas vistas adicionais para ajudar a esclarecer até os mais pequenos detalhes do projeto decorativo: orientação da divisão, acesso à luz natural, estado dos elementos arquitectónicos, etc.

Para reforçar os dados recolhidos no esboço, podemos tirar fotografias suficientes do espaço a decorar e pedir ao proprietário - caso exista - os planos arquitectónicos originais ou os planos de reforma das instalações. A recolha de dados é crucial para o desenvolvimento posterior do projeto, por isso, todos os detalhes referidos pelo cliente devem ser anotados, bem como todos os acordos ou compromissos que se estabelecem entre ambas as partes em cada contacto.

Segunda fase: Definição do conceito

Depois de compilar e organizar a informação obtida através das entrevistas com o cliente e de analisar todos os dados captados no esboço, o decorador deve estabelecer as caraterísticas gerais que definirão o projeto nascente, por exemplo: a função de cada um dos espaços, o tipo de mobiliário, a utilização da luz, as cores, as texturas; o estilo decorativo predominante, etc.

No desenvolvimento desta fase, que é a mais criativa, é necessário rever alguns projectos anteriores, próprios ou de terceiros, que estimulem a imaginação e ajudem a encontrar as soluções mais adequadas para cada problema.

A ideia concetual é geralmente expressa em vários esboços e diagramas à mão livre que são revistos em conjunto com o cliente e outras pessoas envolvidas no projeto. Depois de efectuadas as modificações acordadas, o projeto é reavaliado pelas partes interessadas, até obter a aprovação de todos e concluir o anteprojeto.

Terceira fase: Elaboração do projeto preliminar

Nesta fase, são elaboradas as plantas baixas, ou seja, as representações à escala que mostram a relação entre os espaços, o mobiliário e outros elementos decorativos - cores, iluminação, texturas, acessórios, etc. Estas plantas permitem avaliar se as medidas das divisões estão corretas ou não. Estas plantas permitem avaliar se as medidas e a posição de cada um dos objectos que compõem uma divisão correspondem às suas funções, satisfazem as exigências do cliente e proporcionam valores estéticos.

Os decoradores recorrem geralmente a programas informáticos para a realização de planos tridimensionais (3D), que permitem uma melhor apreciação de todos os elementos que compõem o interior, possibilitando apresentar ao cliente uma imagem do espaço muito m


processo

Publicações Recentes de decoracao interiores

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?