Transcrição Os acessórios
Os acessórios de decoração são objectos que embelezam e complementam esteticamente um espaço. Estes objectos cativam os sentidos ao fornecerem cores, formas e texturas interessantes que ajudam a completar os espaços com elementos que representam fortemente a personalidade e os gostos do habitante.
Os acessórios permitem ao decorador distinguir zonas sociais ou pessoais dentro do espaço e tornar os princípios decorativos - equilíbrio, harmonia, ritmo, ênfase, etc. - mais perceptíveis, seguindo sempre a linha decorativa principal.
Na decoração de espaços, podem distinguir-se dois tipos de acessórios:
- Acessórios funcionais
- Acessórios decorativos
Acessórios funcionais
Por exemplo: um bengaleiro de design atraente colocado junto à porta de entrada da casa pode proporcionar aos seus habitantes, para além do prazer visual, a sensação de relaxamento e descanso que advém do facto de deixarem as suas malas e casacos perfeitamente arrumados após um longo dia de trabalho.
O número de acessórios funcionais que devemos colocar depende da sua utilização nos espaços, por exemplo: pode considerar que na casa de banho os únicos acessórios que utiliza são o espelho e o cesto.
Acessórios decorativos
Os acessórios decorativos são objectos que embelezam e complementam esteticamente o espaço sem serem utilizados para qualquer outra função. Os acessórios decorativos podem ser de diferentes naturezas e condições, no entanto os mais utilizados podem ser agrupados da seguinte forma:
- Obras de arte: Podem ser pinturas, gravuras, elementos escultóricos, fotografias e peças de artesanato.
- Colecções: As colecções consistem num agrupamento de objectos de uma determinada condição. Os objectos são geralmente muito variados, mas existem alguns temas mais populares como a coleção de antiguidades, bonecas, frascos de perfume, carros em miniatura, etc.
- Luzes decorativas: apliques de parede, candeeiros decorativos - de mesa ou de chão, fitas LED coloridas, etc.
- Objectos artificiais: Almofadas, almofadas, cortinas, colchas, flores e plantas artificiais, etc.
- Objectos naturais: Animais de peluche, pedras, conchas, rochas vulcânicas, etc.
- Plantasornamentais: As plantas utilizadas nos interiores devem ser cuidadosamente selecionadas de acordo com as suas necessidades de luz e humidade, para que se mantenham saudáveis.
Como colocar os acessórios decorativos?
Ao organizar um espaço utilizando acessórios, o mais importante é quebrar a monotonia, para evitar o tédio; é inútil ter excelentes peças se não as colocarmos tendo em conta a harmonia, o equilíbrio, a escala e outros princípios de design de interiores que nos permitem criar um interesse visual adequado.
Se tiver objectos decorativos que tenham algumas caraterísticas em comum (cor, forma, material, etc.), pode agrupá-los para formar um conjunto harmonioso e atraente. Não se esqueça de colocar dentro do grupo um objeto que quebre a regra, lembre-se que demasiada harmonia também pode ser cansativa.
Por outro lado, se os objectos decorativos que possui não têm uma caraterística comum, para conseguir uma unidade visual deve colocar o grupo de objectos diferentes muito perto uns dos outros, e escolher uma peça do grupo para a colocar ligeiramente afastada do resto.
Como coloca
moveis acessorios