LOGIN

REGISTO
Buscador

Materiais para estofos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Materiais para estofos


Os decoradores devem conhecer as principais caraterísticas dos tecidos utilizados em estofos, bem como os elementos que devem ser tidos em conta na sua seleção, uma vez que os clientes exigem frequentemente o seu conhecimento e experiência para selecionar os melhores materiais quando decidem comprar ou restaurar mobiliário estofado.

Os materiais utilizados nos estofos podem ser divididos em dois grupos:

  • Materiais tecidos, popularmente conhecidos como telas. Podem ser classificados de acordo com a sua natureza da seguinte forma.
  • naturais.
  • sintéticos.
  • Materiais não tecidos.

As matérias tecidas - tecidos ou panos - são as seguintes

Os tecidos têxteis são materiais obtidos pelo cruzamento ou ligação coerente de grupos de fios ou fibras de origem natural, artificial ou ambas.

Os tecidos podem ser construídos com as seguintes estruturas: tecidos planos, tecidos complexos, tecidos de malha e tecidos técnicos. Os tecidos planos, também conhecidos como "tecidos de urdidura ou trama", são os mais utilizados em estofos e podem ser reconhecidos pelo facto de os fios dos tecidos se encontrarem verticalmente e horizontalmente lado a lado. Alguns dos tecidos planos mais conhecidos são: a gabardina, a musselina, a gabardina, o crepe e outros.

Os tecidos podem ser classificados pela sua natureza em tecidos naturais e sintéticos. Caraterísticas dos tecidos naturais mais utilizados

Os tecidos naturais caracterizam-se por serem muito agradáveis ao tato e por serem agradavelmente frescos no verão e quentes no inverno. Alguns tecidos naturais utilizados em estofos são

  • Algodão: É o material mais utilizado em estofos, oferecendo a melhor relação qualidade-preço. Tem a vantagem de ser muito resistente, no entanto, tem a desvantagem de manchar e sujar facilmente.
  • Lã: É muito resistente e duradoura, sendo também mais resistente às manchas e à sujidade do que o algodão.
  • O linho é um material muito atrativo para estampados, mas tem tendência a encolher quando se molha.
  • A seda é geralmente o tecido mais caro para estofos; tem um brilho natural; a sua textura é macia, suave e pouco escorregadia; é uma das fibras naturais mais fortes.
  • Tem a desvantagem de ser muito vulnerável a traças e outros insectos.

Caraterísticas de alguns tecidos sintéticos utilizados na indústria de estofos

Os tecidos sintéticos são obtidos a partir da síntese de produtos químicos e/ou naturais para obter fibras mais baratas e mais fáceis de lavar. Alguns tecidos sintéticos utilizados nos estofos são

  • Tecido de poliéster: É geralmente obtido a partir da mistura de um material artificial com o mesmo nome e de fibras naturais. É um material que se caracteriza por uma melhor solidez da cor; oferece uma maior resistência à humidade; não se deforma muito e é facilmente lavável.
  • Tecido de nylon: é quase sempre utilizado em combinação com outras fibras sintéticas ou naturais, é resistente à humidade e pode ser lavado facilmente.
  • O acrílico é a fibra mais utilizada nos estofos de exterior. É resistente à sujidade, à deformação e à descoloração. Tem a desvantagem de ser desconfortável e difícil de suportar, quando não é de boa qualidade.

Materiais não tecidos utilizados em estofos

Os principais materiais não tecidos utilizados em estofos são: couro natural, couro sintético e camurça:

  • O couro natural caracteriza-se por ser muito forte e durável, com uma textura única, o que o torna um material muito apreciado e caro.
  • O couro sintético - conhecido como couro sintético ou couro ecológico


materiais tapiceria

Publicações Recentes de decoracao interiores

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?