Transcrição Decoração com materiais naturais
O vime, o bambu, o barro, as conchas e as pedras são apenas alguns dos elementos que compõem a longa lista de materiais naturais que continuam a captar a imaginação dos decoradores de todas as regiões do mundo.
A crescente valorização dos elementos naturais na decoração de interiores é motivada, em primeiro lugar, por uma crescente consciencialização da ligação entre o consumo de produtos naturais e a saúde dos seres humanos e do planeta. Esta visão tem uma base científica sólida, pelo que a tendência de nos rodearmos de produtos naturais vai continuar por muito tempo, pelo que os decoradores devem familiarizar-se com as suas caraterísticas e formas de os combinar adequadamente, de modo a tornar os espaços cada vez mais saudáveis e atractivos.
Vantagens da utilização de materiais naturais na decoração de interiores:
- Os objectos naturais conferem aos espaços calma, segurança e uma sensação de lar.
- A maioria dos materiais naturais é quente, o que os torna ideais para criar ambientes acolhedores ou íntimos.
- Conferem um certo tom campestre, intemporal, neutro e exclusivo aos espaços.
- Permitem a reciclagem ou a reutilização de certos materiais, contribuindo consideravelmente para o cuidado do planeta.
- São geralmente muito económicos, pelo que estão ao alcance de qualquer pessoa.
Materiais naturais mais utilizados na decoração de interiores
Madeira: A madeira é um material utilizado tanto isoladamente como em combinação no fabrico de muitos objectos funcionais ou decorativos para a casa. Dependendo do acabamento e da cor da carpintaria, dos móveis e de outras peças de madeira da divisão, podem recriar uma atmosfera rústica, natural ou requintada e proporcionar uma sensação de maior ou menor calor ambiental.
A madeira é um material muito apreciado para o fabrico de muitos utensílios de cozinha, artesanato de pequena ou média dimensão, peças de escultura e molduras. Os ramos e troncos de madeira são utilizados para assentos e mesas, que, combinados com outros objectos rústicos de vime, bambu ou rotim, podem criar uma atmosfera muito natural, fresca e pura.
Bambu: O bambu caracteriza-se por ser um material muito leve, resistente e fácil de trabalhar, o que permite a sua utilização no fabrico de uma grande variedade de objectos, especialmente os de linhas curvas, como lanternas e cestos entrançados. É também utilizado no fabrico de cortinas ou persianas para proteger os espaços interiores dos raios solares intensos e no fabrico de bancadas e outros objectos para cozinhas.
Vime: Fibra vegetal leve, flexível, robusta e pouco dispendiosa, que é tecida para fabricar móveis, sobretudo de alpendre, cestos e outros objectos úteis ou decorativos. Os móveis de vime são muito confortáveis, resistentes e frescos, ideais para o verão. Os conjuntos de cadeiras de baloiço - um assento com braços e uma base curva - e uma mesa de centro, feitos inteiramente de vime, são ideais para relaxar, ler ou ver televisão.
Rattan: Rattan é o nome dado a cerca de seiscentas espécies de palmeiras tropicais com caules muito finos - de 10 a 100 milímetros de diâmetro - que são descascados e cortados em tiras para serem utilizados no fabrico de cestos e mobiliário, à semelhança do vime, com a diferença de que o rattan é mais robusto e, por isso, permite a construção de mobiliário mais rígido.
As hastes de maior diâmetro são utilizadas para formar as estruturas de cadeiras, mesas, cadeiras de baloiço, cestos, etc., enquanto as mais finas são aquecidas e moldadas entrelaçando-as de várias formas - sem necessidade de as cortar - até formarem as superfícies dos objectos. Por exemplo: cabeceiras de cama, vasos de flores, etc.
materiais naturais