Transcrição Iluminação natural
A iluminação dos espaços interiores depende de duas fontes principais: a iluminação natural - que provém do sol e é incorporada através de janelas, portas, paredes de vidro, etc. - e a iluminação artificial fornecida por diferentes dispositivos eléctricos.
Para conseguir um design que tenha um impacto positivo na saúde física e mental dos ocupantes dos espaços interiores, o decorador deve conseguir um conforto visual adequado, combinando os dois tipos de iluminação e selecionando adequadamente as cores das grandes superfícies, de modo a evitar o uso indiscriminado da luz eléctrica.
Luz natural
A luz natural é um elemento importante no desenvolvimento da ideia decorativa, pois é o primeiro aspeto a considerar quando se planeia a distribuição de outros recursos decorativos, por exemplo: a localização do mobiliário, a pintura de grandes superfícies no interior e a localização de fontes de luz artificial.
A luz natural, embora tenha a desvantagem de ser muito variável, tem as seguintes qualidades que a tornam uma fonte de luz muito apreciada nos espaços interiores:
- Durante uma boa parte do dia, pode proporcionar níveis de iluminação superiores aos da luz artificial.
- É altamente benéfica para a saúde, uma vez que contribui para o controlo de numerosos processos fisiológicos e psicológicos, como a estimulação do sono, a melhoria do humor e dos níveis de atividade.
- Pode representar uma poupança significativa de energia eléctrica, o que contribui para a proteção do ambiente.
Fontes de luz natural
- Luz solar direta: é a luz que vem diretamente do sol; entra por uma abertura e incide diretamente sobre uma parte do espaço interior. Caracteriza-se por realçar as cores vivas e quentes do interior; distribui-se de forma muito irregular no espaço e deteriora os objectos sobre os quais incide diretamente (móveis, electrodomésticos, etc.). Esta componente afecta geralmente os espaços interiores durante um curto período do dia e é muito variável durante as diferentes estações do ano, devido à interferência de nuvens, chuva ou nevoeiro.
- Luz solar indireta: Luz solar que, após ser reflectida por uma ou mais superfícies interiores ou exteriores, ilumina uma área do espaço interior. Em comparação com a luz solar direta, a sua intensidade é normalmente menor, é distribuída de forma mais uniforme e provoca menos encandeamento.
- Luz diurnadifusa: É a luz proveniente da abóbada celeste. Caracteriza-se pela sua difusão quase homogénea no espaço; não produz encandeamento e realça as cores frias do espaço interior.
Como melhorar a utilização da luz natural nos espaços interiores?
- Pintando as grandes superfícies interiores (tectos e paredes principais) com cores mais claras. As superfícies claras permitem uma distribuição mais homogénea da luz no espaço e reduzem o contraste entre a luminosidade exterior e interior, beneficiando o conforto visual.
- As superfícies viradas para as entradas de luz natural (janelas, paredes de vidro, etc.) devem ser as mais claras, para que reflictam melhor a luz.
- Não coloque demasiados móveis nas divisões, selecione apenas os necessários e coloque-os de forma a não interferirem com a passagem da luz.
- Coloque os espelhos de forma a reflectirem adequadamente a luz.
Como proteger os espaços interiores da luz natural intensa?
Embora a luz natural traga muitos benefícios aos espaços interiores, pode ser incómoda para a visão e pode aumentar a temperatura das divisões - especialmente no verão -, pelo que é conveniente utilizar algumas estratégias para evitar ou reduzir a passagem da luz ou dos raios solares.
- Quando o incómodo é causado pela luz natural difusa, podem utilizar-se cortinas de cor clara ou outros elementos translúcidos para reduzir o possível encandeamento sem bloquear a passagem da luz para o interior.
- No entanto, se o incómodo for causado pela luz solar direta ou indireta, devem ser utilizados protectores solares opacos - cortinas de tecido grosso, venezianas, estores, cortinas verticais, etc. -, uma vez que as cortinas finas ou outros elementos translúcidos podem causar um encandeamento muito incómodo devido aos raios solares.
luz natural