Transcrição Estilos de decoração de interiores (ii)
Nesta apresentação, continuaremos a analisar as caraterísticas mais importantes de alguns dos estilos mais populares de decoração de interiores: Étnico, Nórdico, Mediterrânico, Industrial e Shabby Chic.
Estilo étnico
O estilo étnico agrupa uma variedade de estilos com caraterísticas próprias, intimamente ligadas às suas culturas de origem, como os estilos mediterrânico, africano, árabe, oriental, mexicano, etc. Na sua essência, o estilo étnico evoca atmosferas intimamente ligadas à terra, à cultura regional ou local, repletas de elementos muito variados e artesanais. A decoração étnica varia consoante a região ou cultura em que se baseia a ideia, no entanto, existem alguns elementos que ajudam a criar o ambiente festivo e acolhedor deste estilo, tais como:
- Troncos de madeira utilizados como assentos, mesas de apoio ou pedestais.
- A utilização de pratos ou vasos feitos à mão como elementos decorativos.
- A utilização de acessórios feitos de elementos naturais como o vime, o bambu, a juta, etc.
- Esculturas feitas à mão em barro, madeira ou pedra, etc.
Estilo nórdico
Nascido nos países da Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca no século XX, o estilo nórdico baseia-se na funcionalidade e na estética minimalista, onde a luz, as cores claras e os elementos relacionados com a natureza desempenham o papel principal. Na decoração nórdica, predominam os elementos naturais: mobiliário de madeira onde as formas rectas são combinadas com curvas suaves; almofadas, cortinas e tapetes são feitos de tecidos naturais de linho, algodão ou lã estampados com flores, riscas ou quadrados.
O estilo nórdico utiliza frequentemente tons monocromáticos de cinzento, verde claro e bronze nas grandes superfícies, reservando as cores claras com tons de rosa, azul, lavanda ou verde para pormenores nas paredes ou acessórios decorativos.
Em termos de iluminação, combinam harmoniosamente a iluminação natural, potenciada pela utilização de janelas transparentes, com a iluminação artificial, que inclui candeeiros suspensos, de chão e de mesa, caracterizados pela sua tecnologia avançada e pela qualidade do seu design. Embora o estilo nórdico não utilize acessórios decorativos em abundância, nos seus interiores haverá sempre espaço para plantas, livros e alguns outros pormenores.
Estilo mediterrânico
Dado que o estilo mediterrânico é muito amplo e tem muitas variantes, neste caso vamos referir-nos principalmente ao estilo partilhado por Espanha, Itália e Grécia; que é basicamente étnico, rústico e minimalista, embora tenha muitas outras caraterísticas que o tornam coeso como estilo e o distinguem do resto.
O estilo mediterrânico reproduz a tranquilidade e o relaxamento do mar que o rodeia, através de construções com cantos arredondados; superfícies com saliências salientes, típicas da sua construção artesanal e o branco como cor predominante.
Ao branco juntam-se pequenos e bem escolhidos pormenores em azul, bege e areia que colorem alguns elementos estruturais - vigas, portas e janelas - e os poucos acessórios que se incluem no estilo mediterrânico: roupa de cama, tapetes, lemes de barco, etc.
O estilo mediterrânico também se caracteriza pela presença de vigas de madeira nos tectos, pintadas de branco ou azul, e tapetes nas janelas para proteger dos raios solares em vez de cortinas.
Estilo rústico
O estilo rústico nasceu no século XX em diferentes regiões do mundo devido à necessidade de manter as casas rurais tradicionais de diferentes regiões ou países. Um dos elementos que caracterizam o estilo rústico é o aspeto simples e rústico do mobiliário e de outros elementos que compõem os espaços.
O estilo rústico é sobre
estilo interior 2