LOGIN

REGISTO
Buscador

Estilos de decoração de interiores (i)

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Estilos de decoração de interiores (i)


A organização dos espaços interiores é uma prática ligada à origem do próprio ser humano, no entanto, só nos últimos séculos é que a necessidade de conforto, o desenvolvimento social e o aparecimento de movimentos artísticos aceleraram o desenvolvimento funcional e estético do nosso ambiente, chegando aos dias de hoje com formas ou estilos muito diversos e misturados.

O estilo é o conjunto de caraterísticas que unificam ou distinguem amplamente a tendência artística de uma época, de um género ou de um autor. Os estilos estão em constante evolução e transformação, pelo que é impossível caracterizá-los de forma exacta.

Nesta apresentação, iremos referir de uma forma geral algumas das caraterísticas mais marcantes dos estilos mais populares na decoração de interiores, com o objetivo de lhe fornecer uma referência para iniciar o seu caminho e uma bússola para encontrar novas rotas criativas que o ajudem a conceber soluções cada vez mais estéticas e originais.

Estilo clássico

O estilo clássico teve origem em França, no século XVII, inspirado na arte da Grécia e Roma antigas. Espalhou-se rapidamente pela Europa, adquirindo caraterísticas próprias em cada país, apesar das suas regras estritas.

O estilo clássico caracteriza-se pela utilização de colunas e cornijas; o mobiliário é feito de madeira preciosa, ornamentado com detalhes dourados e geralmente de forma retangular; os complementos decorativos são esculturas em bronze e mármore, colunas, arcos, etc., dispostos simetricamente. Para a iluminação, são utilizados candelabros no teto, enquanto noutras zonas são utilizados candelabros de bronze e tochas.

Nas paredes, utiliza-se o verde azeitona, o verde claro, o bege, o creme e o dourado, enquanto os estofos são frequentemente em tons de areia e pastel. Atualmente, são poucas as pessoas que decoram as suas casas com o estilo clássico puro, sendo geralmente utilizada uma variante denominada "clássico renovado", que utiliza a cor branca para tonificar as paredes e introduz alguns móveis modernos para dar um toque renovador aos espaços.

Estilo romântico

Originado entre as décadas de 1930 e 1990, é um estilo inspirado no campo francês. Identifica-se pela utilização de flores, cores cor-de-rosa, espaços frescos e contemporâneos.

O mobiliário romântico é de estilo barroco e rococó, geralmente em tons claros ou pintado de branco. As flores aparecem nos espaços, quer naturalmente em vasos, de preferência em cerâmica ou estampadas em algodão. Os acessórios decorativos podem ser peças de arte, velas, bem como livros, espelhos e vasos decorativos.

Atualmente, não se considera obrigatório ter peças de luxo para conseguir um estilo romântico, basta utilizar elementos florais, espelhos e móveis com curvas atraentes. Quebra de página

Estilo moderno

Surgiu no final do século XIX com a Revolução Industrial e desenvolveu-se durante a primeira metade do século XX, atingindo a sua popularidade entre as décadas de 1940 e 1960, com raízes no design alemão e escandinavo. A essência deste estilo no design de interiores são as formas básicas e a decoração minimalista.

O estilo moderno caracteriza-se pela utilização de novos materiais no fabrico de mobiliário: contraplacado, metal, plástico e vidro; o mobiliário moderno tem formas básicas sem partes ornamentais, mas é muito funcional e atraente.

A arquitetura moderna preconiza grandes espaços interiores, pelo que utiliza o menor número possível de paredes e os espaços são delimitados com mobiliário e ampliados com muita luz e uma paleta de cores naturais com ênfase no branco e nos beges, utilizando cores intensas apenas em pequenas superfícies para ajudar a quebrar a monotonia dos tons neutros.

Estilo Art Déco

O estilo Art Déco surgiu em França no final da primeira década do século XX, alcançando popularidade nos EUA por volta dos anos 1920, 1930 e 1940. Deixou a sua influência não só na arquitetura e no design de interiores, mas também na escultura, pintura e artes gráficas. A essência do estilo Art Déco é enfatizar a decoração em vez da funcionalidade.

O estilo Art Déco caracteriza-se pela utilização de formas geométricas; pela utilização de uma única cor nos espaços, combinando os seus tons e brilhos para obter contrastes; pela distribuição de muitos ornamentos nos espaços; pela utilização de ornamentos como pérolas, vidros, quadros a óleo, candeeiros escultóricos e espelhos.

Os móveis são feitos de madeiras exóticas e têm acabamentos brilhantes perfeitos; d


estilo interior 1

Publicações Recentes de decoracao interiores

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?