Transcrição Decoração de interiores
Desde que existe, o homem sente a necessidade de criar um lugar para se proteger, abrigar-se das intempéries, comer e descansar. Ao mesmo tempo que o homem evoluiu, transformou também o seu abrigo, começando a preocupar-se não só com a sua ordem e limpeza, mas também com a incorporação de imagens, objectos, cores e luz que o tornassem mais belo, fazendo dele um elemento essencial para a constituição da família e para o seu posterior desenvolvimento e progresso.
O que é a decoração de interiores?
A palavra "decoração" vem do latim "decorativo", que significa dar beleza estética a algo. Do mesmo modo, quando nos referimos à decoração de interiores estamos a aludir a um processo que inclui a seleção e gestão harmoniosa de mobiliário, quadros, ornamentos, plantas, cores, luzes, texturas e outros elementos, com o objetivo de embelezar ou decorar um espaço, de modo a que este tenha um impacto positivo em todos os que o habitam ou frequentam, fazendo com que se sintam bem nesse ambiente.
Assim, a decoração de interiores é um processo pessoal, que deve ser realizado tendo em conta a forma de estar, os gostos e as aspirações dos indivíduos que vão usufruir dos espaços, para que a beleza que emana da correta gestão dos diferentes elementos estéticos, consiga potenciar o seu bem-estar e qualidade de vida.
A decoração de interiores de uma casa ou de uma pequena empresa parece ser uma tarefa relativamente simples; no entanto, as contínuas mudanças que ocorrem em todas as esferas da vida moderna exigem que o responsável pela decoração, para além de saber harmonizar todos os elementos estéticos, esteja informado e atualizado sobre os últimos materiais, ferramentas e tendências que podem favorecer a criação de uma melhor decoração.
Que tarefas deve desempenhar o decorador de interiores profissional?
O decorador de interiores profissional é a pessoa responsável por planear, controlar e dirigir todo o processo de decoração de um espaço, desde a conceção inicial do projeto, até à sua total conclusão, tendo em conta não só os seus critérios estéticos e funcionais, mas também os objectivos, gostos e desejos do cliente.
Para que o resultado final do seu trabalho satisfaça todas as suas expectativas profissionais e, ao mesmo tempo, conquiste o gosto e a confiança do cliente, o decorador de interiores deve
- Estabelecer um diálogo com o cliente para conhecer, para além das suas ideias gerais sobre o projeto (como o objetivo que persegue, o orçamento, o prazo aproximado de execução, etc.); outros aspectos que lhe permitam conhecer os seus interesses, os seus desejos, os seus gostos e aspirações.
- Recolha todos os dados que lhe permitirão planear o trabalho subsequente. Para o efeito, pode recorrer a plantas existentes, medidas de divisões e mobiliário, fotografias, etc.
- Apresentar diferentes opções ao cliente através de esboços gerais, tendo em conta diferentes materiais, orçamentos e estilos, incentivando o cliente a participar em todas as decisões principais.
- Aconselhar, instruir e formar os clientes sobre temas relacionados com a decoração. Por exemplo: as cores das divisões, a colocação de quadros, a iluminação, etc.
- Coordenar com o cliente a compra e a instalação do mobiliário, bem como a contratação e a supervisão da mão de obra.
- Rever e avaliar periodicamente com o cliente o desenvolvimento de todo o processo, prestando especial atenção às suas opiniões e recomendações, registando e resolvendo o mais rapidamente possível cada uma das suas insatisfações.
Importância da decoração de interiores
Embora muitas pessoas valorizem e comentem a impressão que recebem ao entrar numa casa ou em qualquer outro local pela primeira vez, e se preocupem em embelezar as suas casas e os locais onde trabalham, a maioria das pessoas valoriza apenas o contributo estético da decoração, sem ter em conta os seguintes benefícios que traz para o desenvolvimento dos indivíduos, da família e da sociedade:
- A decoração de interiores arruma os objectos que nos rodeiam, fazendo-nos sentir mais confortáveis e confiantes para enfrentar as responsabilidades que surgem no dia a dia. Viver num local ordenado ajuda a ordenar a forma como nos comportamos e agimos.
- Traz funcionalidade aos nossos espaços, facilitando-nos a realização de todas as actividades com prazer, desfrutando-as e utilizando o tempo necessário para cada uma delas.
- Contribui para a educação, comunicação, coesão e estabilidade da família, proporcionando segurança e abrigo a cada um dos seus membros, influenciando positivamente a preparação dos nossos filhos para a vida.
- Cria espaços ideais para o usufruto máximo de algumas actividades vitais para a nossa saúde, como a alimentação, o descanso, o entretenimento e as relações humanas mais íntimas.
decoracao