LOGIN

REGISTO
Buscador

Decoração do quarto

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Decoração do quarto


Os quartos de dormir são cada vez mais multifuncionais, práticos e confortáveis; no entanto, continuam a ser o espaço mais pessoal e íntimo da casa; por isso, na sua decoração, mais do que em qualquer outro espaço da casa, devem ser tidos em conta os traços de personalidade e os interesses de quem os vai usufruir.

As necessidades dos utilizadores dos quartos variam fundamentalmente em função da idade, razão pela qual são seguidas diretrizes muito diferentes na decoração de quartos para crianças, adolescentes e adultos.

Diretrizes a seguir na decoração de quartos de criança

A segurança do mobiliário, as cores que envolvem o bebé, o excesso de luz ou de escuridão e os ruídos produzidos nas divisões contíguas ao quarto do bebé são alguns dos elementos que podem perturbar gravemente a saúde mental e física das crianças; daí a importância de ter em conta as seguintes diretrizes para a decoração dos seus quartos:

  • A decoração dos quartos dos bebés deve ser planeada tendo em conta as renovações subsequentes que têm de ser realizadas para satisfazer as necessidades geradas pelo crescimento e desenvolvimento do pequeno. Por exemplo: a necessidade de um espaço para gatinhar, aprender a andar e brincar; a colocação de uma mesa de desenho, a substituição do berço, etc.
  • No quarto do bebé, só devem ser colocados os móveis essenciais - o berço, um armário, uma cadeira de baloiço e o cesto da roupa suja. O berço deve ser de madeira, pois reduz o risco de acidentes mais do que o ferro ou qualquer outro material.
  • As cores utilizadas devem ser suaves para acalmar e tranquilizar o bebé. Por exemplo: verdes, azuis, cinzentos e rosas claros. Os amarelos e os tons escuros ou excitantes não devem ser utilizados.
  • A luz natural deve ser abundante, mas deve ser devidamente controlada para não perturbar o sono do bebé. Os cortinados ou outros meios de regulação da luz devem ser mantidos fora do alcance das crianças e devem ser fáceis de limpar para não acumularem pó e microrganismos.
  • Devem ser concebidos dois tipos de luz artificial: uma geral, de preferência branca e relativamente clara, para que o bebé possa ser devidamente observado e cuidado; e outra indireta, quente e ténue, para que durante toda a noite facilite os cuidados e ajude a reduzir o medo do escuro.
  • Na decoração de quartos para crianças mais velhas (a partir dos dois anos), deve ser dada prioridade aos espaços de brincadeira e os móveis devem ser concebidos de forma a arrumar os brinquedos de forma organizada. Se o espaço não for suficiente, podem ser concebidos móveis multifuncionais feitos à medida.
  • As crianças a partir dos três anos precisam de espaços para desenhar, ver livros, ler, escrever, fazer os trabalhos de casa, etc.; para isso, é essencial criar uma área com uma mesa, uma cadeira e uma iluminação direcionada. Nesta idade, o decorador deve ter em conta o temperamento e as preferências da criança - os seus jogos, cores e brinquedos preferidos -; além disso, os acessórios decorativos planeados devem ter como objetivo reforçar valores como o amor à família, a leitura, o estudo, o trabalho, etc.

Diretrizes a seguir na decoração dos quartos dos adolescentes

Na maioria dos adolescentes, o processo de maturação psicológica, juntamente com as mudanças corporais típicas da puberdade, provocam uma série de comportamentos controversos, motivados pela sua necessidade de autonomia e pela não aceitação da sua própria imagem física ou espiritual, que favorecem a sua insegurança e instabilidade. Assim, para que a tarefa de decoração dos seus espaços tenha os resultados esperados, devem ser seguidas as seguintes diretrizes.

O decorador deve conhecer os gostos e aspirações do adolescente, pois é essencial para ele que os seus critérios sejam respeitados e que as suas considerações e as dos seus amigos sejam tidas em conta.

Para que a ideia de decoração seja mais bem sucedida, o decorador deve tentar que o adolescente sugira um tema ou motivo que gostaria de ver refletido na decoração, por exemplo: moda, tecnologia, maquilhagem, desporto, fotografia, línguas, etc.

O quarto do adolescente deve ser concebido como um espaço que lhe permita não só dormir e estudar, mas também ouvir música, encontrar-se com os amigos, fazer exercício, etc. Por isso, para além da cama, inclua outros elementos originais no quarto, como cadeiras suspensas, baloiços e redes.

Deixe que o adolescente tenha uma palavra a dizer na escolha do esquema de cores das paredes, bem como na colocação de quadros, fotografias, pinturas, luzes decorativas e outros acessórios. Não se esqueça de colocar sempre um ou mais espelhos grandes nas paredes - os adolescentes precisam de verificar a sua aparência física com frequência e em privado. Disponibilize muitos armários e prateleiras para os ajudar a manter os seus pertenc


decoracao quartos

Publicações Recentes de decoracao interiores

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?