LOGIN

REGISTO
Buscador

Significados e efeitos da cor (i)

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Significados e efeitos da cor (i)


A utilização da cor nos projectos de decoração de interiores deve ter em conta a grande influência emocional exercida sobre os indivíduos, não só pela tonalidade das cores, mas também pelas vivências de cada indivíduo e pelo significado simbólico que este atribui a cada cor, em função da sua cultura, religião e tradições familiares.

É por isso que o decorador, em vez de classificar as cores em boas e más, deve pensar onde e em que medida as deve aplicar, tendo em conta o seu significado psicológico e simbólico para o cliente. Nesta apresentação, dar-lhe-emos algumas indicações gerais sobre o significado e os efeitos das cores na psicologia das pessoas.

Vermelho

A cor vermelha simboliza o sangue, o fogo, a força, a paixão, o desafio e a luta; também pode simbolizar a agressão, a violência, o perigo, a crueldade e a destruição.

O vermelho ajuda a manter-nos estimulados enquanto trabalhamos ou fazemos outras actividades e provoca um impulso instintivo e intenso para satisfazer as nossas necessidades ou desejos; por esta razão, é-lhe atribuída sobretudo a propriedade de estimular o apetite.

Em geral, a cor vermelha não deve ser utilizada para pintar grandes áreas de uma divisão, pois o seu uso exagerado pode provocar choque e cansaço. Recomenda-se a sua utilização para acentuar pequenos espaços ou secções da sala de jantar, da sala de estar e dos corredores ou para mobiliário ou outros elementos auxiliares da decoração (almofadas, tapetes, carpetes, etc.).

Entre as cores análogas ao vermelho, destacam-se as seguintes

  • O rosa representa a feminilidade, a delicadeza, o amor e a fragilidade. Os tons rosa são muito utilizados na decoração dos quartos das raparigas, ajudando a criar um ambiente quente e acolhedor, propício ao adormecimento.
  • Os tons terracota ou castanhos representam o masculino, o realista, o confortável, o severo. É utilizado na decoração de qualquer uma das superfícies interiores de uma casa.

Laranja

  • A cor laranja representa a alegria, o entusiasmo, a ação, o movimento; simboliza também a sensualidade, a luxúria e a imaturidade.
  • O laranja traz-nos conforto, confiança e segurança; por isso, é a cor ideal para acolher em átrios, halls de entrada e corredores.
  • Também é adequado para salas de estar, áreas de lazer, salas de jantar e cozinhas, pois estimula a conversação, o intelecto, o apetite e a digestão.

O laranja não é recomendado para quartos ou salas de estudo, pois pode ser demasiado estimulante para o sono ou a concentração.

Amarelo

O amarelo simboliza o sol, a luz, a energia, o poder, o dinheiro e a abundância material; simboliza também a traição e a raiva. Transmite sentimentos associados a um dia de sol: alegria, confiança, segurança e bem-estar.

O amarelo puro não é geralmente utilizado em paredes interiores porque pode ser irritante. Os tons laranja ou amarelo-limão são frequentemente utilizados em divisões com menos acesso à luz natural e em salas de estudo, cozinhas, casas de banho e corredores.

Os tons amarelos não são recomendados nos quartos de dormir porque criam uma atmosfera muito leve que não é propícia a um sono repousante. Quebra de página.

Verde

  • A cor verde simboliza o equilíbrio emocional, a esperança, o crescimento, a harmonia, a paz; simboliza também a inveja e o veneno.
  • O verde é uma cor muito utilizada na decoração de interiores porque se adapta muito facilmente às diferentes necessidades de cada divisão.

Se adicionarmos o azul, este arrefece, tornando-o uma cor mais relaxante, ideal para quartos de meninas e meninos, porque também é neutro em termos de género. A adição de amarelo, por outro lado, confere-lhe a luz e a energia necessárias para corredores, salas de estar ou de jogos e salas de estudo.


cor significado 1

Publicações Recentes de decoracao interiores

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?