Transcrição Caraterísticas das cores
O conhecimento e a utilização correta dos atributos da cor permitem ao decorador, entre outras coisas: descrever corretamente a cor específica recomendada para uma superfície ou objeto; fazer misturas de corantes e tintas que satisfaçam as propriedades desejadas; e utilizar diferentes cores e tonalidades para obter os efeitos estéticos que pretende.
A cor tem três caraterísticas principais:
- Matiz.
- O valor ou luminosidade.
- Saturação.
A tonalidade da cor
A tonalidade, coloquialmente designada por "cor", é a qualidade pela qual as cores são designadas e diferenciadas no seu estado puro: vermelho, laranja, amarelo, etc. É uma caraterística associada ao comprimento de onda predominante na mistura de ondas luminosas que percepcionamos. É uma caraterística associada ao comprimento de onda predominante na mistura de ondas luminosas que percepcionamos.
Intimamente relacionado com o atributo da tonalidade está o tom, que é frequentemente utilizado como sinónimo, mas na realidade os dois conceitos têm uma ligeira diferença. Por exemplo: se misturarmos cores análogas (vizinhas no círculo cromático), como (amarelo e laranja) e (amarelo e verde), obteremos amarelo-gema e amarelo-limão, ambas com a mesma tonalidade amarela, mas com tons diferentes, laranja e verde, respetivamente.
Quando se misturam cores análogas (vizinhas no círculo cromático), criam-se tonalidades harmoniosas, estreitamente relacionadas entre si; no entanto, quando se misturam cores complementares (que aparecem em lugares diretamente opostos no círculo cromático), produzem-se tonalidades neutras.
O valor da cor ou a luminosidade
O valor da cor é o grau de claridade ou escuridão de uma cor em relação ao preto e branco. A luminosidade de uma cor pode ser aumentada pela adição de branco e pode ser reduzida pela adição de preto; assim, quanto mais preto tiver uma tonalidade, menos clara ela é.
As cores com um elevado grau de luminosidade (mais próximas do branco) reflectem mais luz e são capazes de gerar mais tonalidades do que os matizes. Dentro do círculo cromático, o amarelo é a cor com maior luminosidade.
As cores com baixo grau de luminosidade (mais próximas do preto) reflectem menos luz e são capazes de gerar mais tons do que sombras. Dentro do círculo cromático, o violeta é a cor com a luminosidade mais baixa.
A gestão adequada da luminosidade da cor permite-nos modificar as sensações espaciais dos interiores. Por exemplo: uma cor luminosa dá-nos a sensação de amplitude; uma cor menos luminosa permite-nos criar um espaço mais íntimo; e a mudança gradual da luminosidade da cor dá uma sensação de continuidade ou de contorno a um espaço.
Saturação da cor
A saturação exprime a intensidade da cor e a sua distância em relação ao cinzento, e está intimamente relacionada com a pureza da cor. Quanto mais pigmento da tonalidade dominante for adicionado a uma cor, mais a sua pureza e saturação aumentam. Para diminuir a saturação da cor, adiciona-se cinzento à cor.
As cores saturadas (como as cores puras do espetro) são muito dominantes e, por isso, não são recomendadas para grandes superfícies interiores, porque podem produzir uma sensação de sobrecarga.
carateristicas cor