LOGIN

REGISTO
Buscador

Equipamentos utilizados na iluminação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Equipamentos utilizados na iluminação


Na realização de projectos de iluminação, os últimos avanços nas tecnologias de iluminação, os dispositivos que as suportam e os sistemas de controlo devem ser utilizados de forma a obter os resultados de iluminação necessários em cada divisão, com custos energéticos de instalação, manutenção e funcionamento razoáveis.

Nesta apresentação, vamos conhecer os tipos de luminárias e as suas aplicações na iluminação residencial, bem como as lâmpadas LED mais utilizadas atualmente para satisfazer os requisitos estéticos e de iluminação nos interiores.

Os dispositivos mais utilizados na iluminação de interiores

As luminárias são dispositivos que possuem uma ou mais cavidades com telas e grelhas onde se localizam as fontes de luz - LEDs - para facilitar a sua instalação na rede eléctrica e para modificar a intensidade e a forma como os raios de luz incidem nas superfícies.

As luminárias ou candeeiros podem ser de teto, parede ou chão, embutidos, semi-embutidos, de superfície, encastrados, suspensos e de calha. Também estão disponíveis candeeiros de mesa ou de pé portáteis.

Luminárias encastradas: São utilizadas principalmente no teto, onde ficam encastradas, sem alterar o seu acabamento. São normalmente utilizadas para a iluminação geral da divisão, embora em algumas áreas possam ser colocadas mais próximas umas das outras para garantir uma iluminação pontual.

Lâmpadas semi-encastradas: são lâmpadas em que uma parte da lâmpada é encastrada nas paredes ou no teto, enquanto a outra parte - normalmente os reflectores, as lentes e os frisos - permanece à superfície. Podem ser utilizadas para os mesmos fins que as lâmpadas embutidas; no entanto, ao contrário das lâmpadas embutidas, não podem ser utilizadas no chão.

Lâmpadas de montagem salienteno teto: As lâmpadas de montagem saliente são aquelas que são colocadas na superfície do teto, ligadas a uma caixa de derivação embutida. Estão normalmente equipadas com um sistema de reflectores ou grelhas que espalham a luz uniformemente por grandes áreas da divisão, sendo por isso utilizadas principalmente em divisões onde são necessários níveis mais elevados de luminosidade, como salas de estudo, escritórios, etc.

Candeeiros de parede: Os candeeiros de parede são instalados em superfícies de parede ligadas a uma caixa de derivação embutida; têm frequentemente funções decorativas, mas em algumas divisões também podem ser fontes pontuais de luz, por exemplo, quando colocados junto a espelhos.

Quebra de páginaLâmpadas ocultas: São sistemas de iluminação ocultos por detrás de elementos arquitectónicos ou decorativos - cornijas, molduras, etc. - que iluminam indiretamente uma área do espaço, normalmente para fins decorativos; embora, em alguns casos, possam ser utilizados para iluminação pontual de uma porta, escada, etc. ou para acentuar o carácter de um espaço interior.

Candeeiros suspensos: Os candeeiros suspensos, como o seu nome indica, estão pendurados por um cabo ou corrente no teto, na parede ou noutro elemento. Alguns projectam parte ou a totalidade da luz para cima ou para baixo. Podem ser utilizados para fins decorativos e também para fornecer iluminação pontual sobre uma área, por exemplo, sobre uma mesa de jantar ou um balcão de cozinha.

Candeeiros de calha: Consiste na montagem em calhas embutidas ou salientes de diferentes dispositivos de iluminação - projectores reguláveis, candeeiros suspensos, etc. - que permitem a projeção de feixes de luz com diferentes caraterísticas em qualquer direção do espaço. Estas lâmpadas podem ser facilmente reposicionadas no carril. São geralmente utilizadas para fins decorativos.

Candeeiros portáteis: Em geral, todos os candeeiros portáteis têm funções decorativas, embora alguns, devido à sua estrutura, tenham funções mais práticas, como os candeeiros de mesa e os flexíveis. Os candeeiros de mesa e de pé mais decorativos são utilizados nos quartos e nas salas de estar, enquanto os candeeiros de secretária e os candeeiros flexíveis são utilizados principalmente nas salas de estudo e nas salas de estar.

Tipos de lâmpadas LED mais utilizados e suas possíveis aplicações na decoração de interiores

  • Lâmpada normal: Utilizada em candeeiros de parede, candeeiros de teto, candeeiros suspensos e candeeiros portáteis - decorativos e flexíveis.
  • Lâmpadas esféricas: Utilizadas em candeeiros de globo e candeeiros portáteis decorativos.
  • Lâmpada tipo vela: É utilizada em candeeiros de parede, candeeiros suspensos e candeeiros portáteis decorativos.
  • Lâmpada GU10: É o tipo de lâmpada mais comum atualmente utilizado em luminárias encastradas ou semi-encastradas para iluminação geral em casas, escritórios e centros comerciais.
  • Fitas LED: São fitas flexíveis que incorporam vários díodos LED cuja função é fornecer iluminação a qualquer tipo de espaço. Os díodos podem ser mais pequenos ou maiores e a cor da luz que emitem também pode variar.


aparelhos iluminacao

Publicações Recentes de decoracao interiores

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?