Transcrição Hidratos de carbono na criação da dieta
Para criar uma encomenda, podemos utilizar a transação ME21N. Ao aceder a esta transação, aparecerá a janela para criar uma encomenda, que contém numerosos dados, agrupados em
- Dados do cabeçalho
- Dados do item
Dados do cabeçalho
Separador "Dados da organização", que contém os campos:
- Organização de Compras: Neste campo é necessário indicar qual a Organização de Compras responsável pelo processo de aquisição.
- Empresa: Este campo informa a Empresa legal à qual são imputadas as operações contabilísticas do processo de compras (está relacionada com os Centros que são introduzidos ao nível do item).
- Grupo de Compras: Este campo aparecerá após o preenchimento dos dois campos anteriores e é o Grupo de Compras que está vinculado ao responsável pela realização da compra.
- Fornecedor: Aqui deve introduzir o código do fornecedor a quem se vai efetuar a compra, para escolher o fornecedor mais adequado pode ter enviado orçamentos para comparar e escolher o mais conveniente.
Dados do artigo
Posição: Aqui é indicado um número a partir de 10. Cada vez que se acrescenta um novo artigo, este aumenta automaticamente em 10.
Código do material: Este é o número do material que pretende comprar ou do serviço que vai contratar. Também é possível comprar produtos que não estão cadastrados no "Mestre de materiais", mas para isso é necessário:
Não informar este campo e informar a descrição do produto na coluna "Texto breve". Informar o campo de imputação, pois ao adquirir materiais para estoque é obrigatório informar o campo "Material".
Quantidade do pedido: É o número de unidades do produto a ser adquirido, a forma como o material é definido determina a unidade de medida da quantidade a ser informada, podendo ser quilogramas, caixas, litros, unidades, etc.
Data de entrega: refere-se à data em que o requerente necessita que o produto seja entregue. Para que a data de entrega seja cumprida, serão tidos em conta alguns atrasos no processo.
Preço: Aqui deve ser inserido o preço que foi acordado com o fornecedor (como não existe um documento de referência para o orientar, não pode retirar este valor de uma cotação ou de uma SolPed).
Centro: É o local físico para o qual o produto é solicitado e onde deve ser entregue pelo fornecedor.
Armazém: indica o armazém onde as mercadorias devem ser recebidas.
Número da necessidade: trata-se de um número de referência associado a uma necessidade de aquisição que não é introduzida no sistema. Este valor pode ser retirado de um SolPed e pode ser utilizado para agrupar determinados documentos de compra gerados para uma aplicação específica.
Solicitante: É o primeiro a iniciar o processo de compra, caso haja alguma dúvida sobre o produto a ser adquirido, ele funciona como um interlocutor.
Passos para criar uma ordem de compra sem referência
O percurso a seguir é o apresentado no ecrã seguinte:
- De seguida, é necessário selecionar o tipo de documento que se pretende criar, para o selecionar vamos ao canto superior esquerdo do ecrã onde existe uma lista pendente de documentos a escolher, como se mostra na imagem. Neste caso, foi selecionado o tipo padrão "NB", que é o valor padrão do SAP.
O tipo de documento selecionado influencia as funcionalidades, sendo algumas das mais importantes as seguintes
- Intervalo de numeração dos documentos: Podem ser utilizadas diferentes numerações.
- Estado dos campos de introdução de dados: Podem ser facultativos, obrigatórios, etc.
- Tipos de itens possíveis: podem ser normais, serviços, remessas, etc.
- Relação com outros documentos do processo de contratação.
Nesta fase do processo, a sua gestão (criação, especificação, aprovação) é de grande importância, uma vez que o documento funcionará como prova legal para estabelecer a atividade quando for enviado ao fornecedor.
O passo seguinte é completar os dados, acedendo ao separador "Dados da Organização" e preenchendo os campos "Organização de Compra" e "Empresa".
Uma vez preenchidos os campos "Organização de Compras" e "Empresa", aparecerá o campo "Grupo de Compras" que deverá ser preenchido.
O passo seguinte é informar o fornecedor ao qual se pretende efetuar a encomenda. Uma vez preenchidos os dados do cabeçalho, devem ser preenchidos os dados do material a ser encomendado, portanto os seguintes dados devem ser informados:
- Centro
- O material
- A quantidade
- A data de entrega
- O preço
Depois de preencher os dados do material premindo a tecla "Enter", os outros campos serão preenchidos automaticamente. Os dados introduzidos devem então ser verificados premindo o botão "Verificar":
O SAP mostrará uma janela com erros e avisos, se não for relevante podemos continuar sem atender à sua solução. Se se tratar de uma mensagem de erro, é necessário resolvê-la antes de registar o documento no sistema. Neste caso, aparece uma mensagem de aviso, que não impede a criação do documento. Para terminar a criação da encomenda, o botão da disquete é executado.
Quando se vai criar uma encomenda e aparece uma mensagem informativa, existem 2 opções que serão apresentadas: se pretende editar a mensagem ou se pretende criar o documento, como mostra a imagem seguinte:
- Se selecionar a opção guardar, a encomenda será criada e na parte inferior da janela será indicado o número da encomenda.
hidratos carbono calendario