LOGIN

REGISTO
Buscador

Feridas e sua proteção (ii)

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Feridas e sua proteção (ii)


Disciplinas Técnicas de Prevenção

De acordo com o disposto no art.

15 da Lei de Prevenção de Riscos Laborais, o empregador deve planear a prevenção procurando um conjunto coerente que integre a técnica, a organização do trabalho, as condições de trabalho, as relações sociais e a influência dos fatores ambientais no trabalho (segurança ou prevenção integrada).

Esta prevenção articula-se através de diferentes técnicas ou disciplinas:

  • Segurança no Trabalho: É o conjunto de técnicas e procedimentos com o objetivo de eliminar ou reduzir o risco de ocorrência de acidentes de trabalho. Tem como principal objetivo o "combate aos acidentes de trabalho", o que a distingue de outras técnicas não médicas, como a higiene ou a ergonomia.
  • Higiene Industrial: É responsável por identificar, avaliar e prevenir os riscos para a saúde gerados no ambiente de trabalho, tendo em conta os fatores físicos, químicos e biológicos.
  • Ergonomia: É o conjunto de técnicas que visam adaptar o local de trabalho ao indivíduo.

Medidas Preventivas Gerais nas Instalações

Todo estabelecimento hoteleiro deve ter um manual de prevenção de riscos e instalações preparadas para emergências.

Isto inclui ter iluminação de emergência, sinalização clara e iluminada para as rotas de evacuação, indicações nas portas de não saída, um plano de emergência para os funcionários, instruções para os hóspedes nos seus quartos e um sistema de alarme sonoro em todo o estabelecimento.

Além disso, os elementos têxteis, como alcatifas e cortinas, devem ser à prova de fogo para retardar a propagação de um incêndio.

Prevenção de Riscos Físicos Comuns

As quedas a níveis iguais ou diferentes são um dos riscos mais comuns, causados por pisos molhados, desordem ou iluminação insuficiente.

Evitam-se mantendo a ordem e a limpeza e usando calçado fechado com solas antiderrapantes.

As batalhas e os cortes são evitados movendo-se com cautela, mantendo uma boa iluminação e verificando as condições das ferramentas.

Para recolher pedaços de vidro, nunca utilize as mãos diretamente, mas sim uma escova, uma pá de lixo e luvas de proteção.

O contacto elétrico é evitado não manuseando fichas danificadas e desconectando sempre o equipamento antes da limpeza, especialmente se utilizar panos húmidos.

Medidas preventivas contra a carga física

Os colaboradores do piso são expostos a uma elevada carga física ao levantar ou mover ferramentas, empurrar carrinhos ou mover móveis.

Para prevenir lesões músculo-esqueléticas, devem ser implementadas medidas preventivas: sempre que possível, utilizar meios mecânicos como carros de rodas para transportar cargas; minimizar o peso a movimentar, por exemplo, utilizando frascos de produtos mais pequenos ou não enchendo os sacos de lixo ao máximo; e respeitar as cargas máximas a manusear (25 kg para homens e 15 kg para mulheres em condições ideais).

É também essencial evitar posturas inadequadas, como trabalhar ajoelhado ou com os braços acima dos ombros durante longos períodos de tempo, para o qual pode utilizar extensões ou escadas.

Prevenção de Riscos Químicos e Biológicos

O risco biológico está presente no manuseamento de roupa suja ou na limpeza de casas de banho.

Para evitar essencial utilizar os equipamentos de proteção fornecidos pela empresa, como luvas, além de


feridas e a sua protecao ii

Publicações Recentes de camareira andares

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?