LOGIN

REGISTO
Buscador

Feridas e sua proteção (i)

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Feridas e sua proteção (i)


Nas tarefas de limpeza, o risco de sofrer cortes ou ferimentos é uma constante, seja pelo manuseamento de lixo onde pode haver objetos cortantes, seja por acidentes com os móveis ou ferramentas.

Saber como agir em caso de ferimento e como protegê-lo é um conhecimento essencial de primeiros socorros.

Definição e Tipos de Ferimentos

Um ferimento é uma lesão que se origina na pele, rompendo o tecido, e pode ser causada por agentes externos (vidro, latas) ou internos (uma fratura).

Podem ser classificados de várias formas. Dependendo do seu estado, podem ser abertas, com maior probabilidade de infeção, ou fechadas, que não apresentam separação dos tecidos, mas geram hematomas e requerem um atendimento rápido. Dependendo da sua complexidade, podem ser simples, que afetam apenas a pele (arranhões, escoriações), ou complicadas, que são profundas, com hemorragia abundante e podem afetar músculos, nervos ou órgãos. Classificação das Feridas Segundo o Agente Causador: O tipo de objeto que provoca a ferida determina as suas características. As feridas perfurantes são causadas por objetos cortantes (pregos, agulhas) e apresentam um elevado risco de infeção devido à sua profundidade. As feridas cortantes são produzidas por objetos cortantes (facas, vidros) e apresentam bordos limpos. Os ferimentos por arma branca combinam ambas as características (tesouras, punhais).

Outros ferimentos comuns são as escoriações (causadas por fricção), lacerações (bordas irregulares), ferimentos avulsivos (com tecido rasgado) ou contusões (causadas por golpes).

Protocolo de Acção e Quando Consultar um Médico

Consulte sempre um médico se o ferimento for profundo ou sangrar muito, se apresentar sinais de infecção (vermelhidão, calor, dor), se tiver objetos estranhos ligados, se tiver sido provocado por uma dentada, se estiver na cara ou se a vacinação contra o tétano não estiver em dia.

Para uma lesão simples, o procedimento básico de primeiros socorros é: lavar as mãos e usar luvas, se possível; limpar a ferida com água limpa e sabão ou um antisséptico para remover a sujidade; estancar a hemorragia aplicando pressão com gaze estéril; e cobrir a ferida com um penso limpo ou uma gaze para evitar a infeção, pois nunca deve ser deixado descoberto.

Tipos de pensos para proteção de feridas

Os pensos utilizados para cobrir feridas devem ser mudados diariamente por razões de higiene e são classificados de acordo com a sua função.

Os curativos passivos, como a gaze tradicional, servem para proteger, isolar e absorver.

Os curativos interativos, como o tule ou as espumas hidrófilas, ajudam a manter um ambiente fisiológico húmido na ferida, que promove a cicatrização.

Os curativos bioativos,como hidrocolóides ou alginatos, interagem com a ferida para manter a humidade e permitir a oxigenação.

Finalmente, os pensos mistos são pensos que combinam várias das características acima referidas e po


feridas e a sua protecao i

Publicações Recentes de camareira andares

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?