LOGIN

REGISTO
Buscador

Provas científicas a favor de uma dieta vegetariana - nutricao vegetariana

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Provas científicas a favor de uma dieta vegetariana - nutricao vegetariana


Provas científicas a favor de uma dieta vegetariana - nutricao vegetariana

Neste guia, iremos rever os principais fundamentos científicos que envolvem a dieta vegetariana. Iremos analisar alguns dos estudos mais proeminentes sobre o assunto, bem como os princípios dietéticos e nutricionais que sustentam este tipo de dieta.

Muitas dietas populares carecem de um suporte científico sólido. No entanto, no caso da dieta vegetariana, existem estudos que evidenciam aspectos interessantes que têm levado muitas pessoas a optar por este estilo de alimentação.

Redução do risco de cancro

Um estudo da Universidade de Oxford destacou os benefícios de uma dieta vegetariana na prevenção de doenças oncológicas. Com uma amostra de quase meio milhão de pessoas, foi demonstrado que o consumo de carne aumenta o risco de certos tipos de cancro, enquanto o vegetarianismo reduz em 15% a probabilidade de desenvolver estas doenças.

Posição da Associação Dietética Americana

A American Dietetic Association apoia o consumo de uma dieta vegetariana devido às suas propriedades benéficas na redução do colesterol, no controlo da pressão arterial e no combate à diabetes. Salienta ainda que a dieta vegetariana é rica em nutrientes e adequada para pessoas de todas as idades.

Redução das doenças coronárias

De acordo com estudos publicados no British Medical Journal, a dieta vegetariana tem mostrado resultados positivos na redução de doenças coronárias. Estas doenças, que afectam diretamente o coração, são as mais comuns nos Estados Unidos. O estudo concluiu que as pessoas que seguiam uma dieta vegetariana rigorosa tinham menos probabilidades de sofrer de doença coronária.

Críticas à dieta vegetariana

O mesmo estudo publicado no British Medical Journal revelou um dado preocupante: embora a dieta vegetariana reduzisse a doença coronária, aumentava o risco de doença cerebrovascular. Este resultado foi alarmante para os investigadores, que concluíram que uma dieta equilibrada pode ser a melhor opção para a saúde.

A Organização Mundial de Saúde [OMS] também criticou a dieta vegetariana, referindo que a eliminação total dos alimentos de origem animal pode ser prejudicial. A OMS argumenta que o corpo humano necessita de nutrientes que só estão presentes nos produtos de origem animal.

Apesar disso, a ONU publicou relatórios que apoiam o vegetarianismo como uma solução para a escassez de alimentos, sugerindo que a adoção em massa desta dieta poderia ajudar a combater a escassez de alimentos. No entanto, estes argumentos não são suficientes quando se trata de garantir a saúde e a nutrição, pelo que uma dieta equilibrada continua a ser a recomendação predominante.

Publicações recentes