LOGIN

REGISTO
Buscador

Mitos vegetarianos - nutricao vegetariana

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Mitos vegetarianos - nutricao vegetariana


Mitos vegetarianos - nutricao vegetariana

Muito se tem escrito sobre a dieta vegetariana, e uma simples pesquisa na Internet revela centenas de artigos com conselhos e avisos. O problema é que, muitas vezes, os blogues de nutrição não são apoiados por profissionais, o que gera muita informação não verificada e falsa.

Isto dá origem a mitos, que confundem as pessoas e distorcem a realidade. A dieta vegetariana não é alheia a esta situação e, nesta lição, compilamos alguns dos mitos mais comuns, desmascarando-os com informações fiáveis.

Mitos da dieta

  • É permitido comer atum: Isto é falso. O atum é um peixe, e tanto a carne como o peixe estão excluídos da dieta vegetariana. A confusão surge em alguns locais na Europa onde o atum é oferecido em menus vegetarianos ou veganos.
  • Falta de proteínas na dieta vegetariana: Embora a proteína animal seja eliminada da carne e do peixe, os ovos, uma importante fonte de proteína animal, podem ser consumidos numa dieta vegetariana. Além disso, existem muitas fontes vegetais de proteínas, o que torna esta afirmação incorrecta.
  • A necessidade de suplementos: Os suplementos só são necessários para colmatar carências. Uma dieta equilibrada e variada pode fornecer todos os nutrientes de que o corpo necessita sem depender de suplementos.
  • Sensação constante de fome: Isto é completamente falso. A dieta vegetariana inclui uma grande variedade de alimentos saciantes como o arroz, os legumes, a fruta e os ovos, que garantem que não se passa fome.
  • É impossível fazer uma dieta vegetariana com poucos hidratos de carbono: Falso, pois existem muitas opções de alimentos dentro da dieta vegetariana que não dependem de hidratos de carbono, oferecendo grande variedade.
  • O ser humano precisa de comer carne: Estudos comprovam que é possível viver uma vida saudável sem carne, e uma dieta vegetariana pode até reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Mitos sobre a saúde

  • Perda de capacidade intelectual: Um estudo da Universidade de Southampton mostra que os vegetarianos podem, de facto, ter um QI mais elevado.
  • Doenças mais comuns: As pessoas podem ficar doentes por muitas razões, não apenas pela dieta. De facto, estudos indicam que uma dieta vegetariana pode reduzir o risco de diabetes, cancro e doenças cardíacas.
  • Incapacidade de ganhar massa muscular: Embora possa ser mais complicado, é perfeitamente possível ganhar massa muscular com uma dieta vegetariana. Muitas pessoas no mundo do fitness seguem este tipo de dieta com sucesso.
  • A dieta vegetariana não é adequada para crianças ou mulheres grávidas: Se o nível de vitamina B12 estiver controlado, a gravidez e o vegetarianismo são perfeitamente compatíveis. Nas crianças, uma dieta vegetariana rica em nutrientes e equilibrada também é possível para um desenvolvimento saudável.

Mitos que influenciam a vida social

  • As refeições vegetarianas são caras: Não necessariamente. Os alimentos básicos de uma dieta vegetariana, como os vegetais, o arroz e a fruta, são acessíveis.
  • Há poucos sítios que ofereçam comida vegetariana: Isto era verdade no passado, mas hoje em dia, há muitos restaurantes que oferecem opções vegetarianas ou são totalmente especializados em comida vegetariana. Em Espanha, por exemplo, existem mais de 2000 restaurantes vegetarianos.
  • A dieta vegetariana é uma moda passageira: Falso, este estilo de vida existe desde a antiguidade. Filósofos como Pitágoras e Plutarco já promoviam este tipo de dieta, que continua a ganhar popularidade atualmente.

Publicações recentes