PorCursosOnline55
O que acontece no corpo quando fazemos uma dieta de desintoxicação? - nutricao desintoxicacao
A restrição calórica proposta pela maioria destas dietas leva a uma diminuição das defesas do organismo, o que se reflecte numa maior suscetibilidade a infecções. É comum que no final de uma dieta detox, a pessoa adquira, pelo menos, uma constipação.
Durante as desintoxicações, a ingestão de proteínas é muitas vezes inferior às necessidades do organismo, o que representa um risco particular para as pessoas mais velhas, devido à possibilidade de acelerar a sarcopénia, a perda de tecido muscular que ocorre com a idade e leva a um aumento correspondente da gordura corporal. Por esta razão, o Dr. Richard L. Shriner, da Universidade da Florida, recomenda que os idosos que desejam perder peso façam uma dieta com um máximo de 60 gramas de hidratos de carbono e mais de 80 gramas de proteínas por dia.
A maioria destas dietas avisa que, como parte do processo de desintoxicação, a pessoa pode sofrer de dores de cabeça, náuseas, fadiga, ansiedade e insónia. Estas manifestações clínicas sentidas pela maioria das pessoas que fazem dieta ocorrem precisamente quando há um défice de energia no organismo. Devemse mais à restrição calórica do que à suposta eliminação de toxinas do organismo. Além disso, o jejum leva à secreção de cortisol - popularmente conhecido como o hormônio do stress - que aumenta o apetite, causando um efeito rebote na balança após a desintoxicação.