logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Como é que podemos ajudar sem fazer todo o trabalho sobre a autonomia das crianças?

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Como é que podemos ajudar sem fazer todo o trabalho sobre a autonomia das crianças?


Promover a autonomia e a independência das crianças é uma tarefa muito importante para o seu crescimento e desenvolvimento.

No entanto, é importante que os pais e os prestadores de cuidados compreendam que não devem fazer todo o trabalho por elas. Em vez disso, devem encontrar formas de os ajudar sem impedir a sua capacidade de tomar decisões e realizar tarefas por si próprios.

Neste ponto, veremos como é possível ajudar as crianças sem lhes retirar a responsabilidade e a autonomia.

A importância de não fazer todo o trabalho

Quando as crianças realizam tarefas de forma autónoma, sentem-se mais capazes e competentes, o que aumenta a sua autoestima e auto-eficácia. Por outro lado, a realização de tarefas quotidianas, como vestir-se, comer ou cuidar da sua higiene pessoal, permite-lhes adquirir competências importantes que as ajudarão na sua vida prática futura.

Quando os pais ou os prestadores de cuidados fazem todo o trabalho em vez das crianças, estão a enfraquecê-las em vez de as fortalecerem no seu desenvolvimento. Se as crianças estão motivadas e empenhadas em fazer uma tarefa, os pais devem dar-lhes a confiança necessária para a realizarem eles próprios e não entrar imediatamente em ação para a fazer por elas.

Como ajudar sem fazer o trabalho por eles

Começar devagar: Para muitos pais, pode ser difícil não intervir no que os filhos estão a fazer, especialmente quando estão frustrados ou com dificuldades em completar uma tarefa. Mas é importante não intervir de imediato e dar-lhes a oportunidade de trabalharem sozinhos na tarefa. Se precisarem de ajuda, os pais podem começar por dar algumas sugestões ou indicações, mas depois devem deixar que os filhos trabalhem sozinhos.

Comunicação: Os pais devem comunicar com os filhos sobre a importância da autonomia e da independência e sobre como podem ajudá-los sem terem de fazer todo o trabalho por eles. Se as crianças compreenderem porque é que a independência está a ser encorajada e como é que os pais as podem ajudar de diferentes formas, é mais provável que se sintam motivadas a fazer as tarefas sozinhas.

Orientação: Em vez de fazerem todo o trabalho pelas crianças, os pais podem orientá-las e guiá-las na realização das tarefas quotidianas. Por exemplo, em vez de abotoar os botões de uma camisa para o seu filho, um pai pode dizer: "Vamos ver, primeiro botão. Tenta tu mesmo e eu estarei aqui se precisares da minha ajuda". Desta forma, está a dar instruções e orientações, mas permite que a criança faça a tarefa sozinha.

Responsabilidade: Para incentivar a independência de uma criança, é importante que lhe sejam atribuídas responsabilidades adequadas à sua idade. Por exemplo, uma criança pequena pode ter a responsabilidade de pôr a mesa para o jantar, enquanto uma pessoa mais velha pode ter a tarefa de ajudar na preparação do jantar. Ao dar responsabilidades às crianças, elas estão a aprender a tomar decisões e a realizar tarefas importantes por si próprias.

Elogio: Quando as crianças concluem uma tarefa sozinhas, é importante reconhecer o seu esforço e elogiá-las pelo seu desempenho. Isto aumenta a sua autoestima e motiva-as a continuar a trabalhar na sua autonomia e independência.


ajudar sem fazer tudo

Transcrição Como é que podemos ajudar sem fazer todo o trabalho sobre a autonomia das crianças?



Publicações Recentes de promocao autonomia criancas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?