Transcrição Vamos preparar-nos para ler
A leitura rápida não consiste apenas em ser capaz de descodificar um conjunto de sinais gráficos no menor tempo possível, mas basicamente em compreender o que está a ser lido no menor tempo possível. Por esta razão, é considerada um processo intelectual complexo. Daí a necessidade de utilizar diferentes estratégias que potenciem as motivações, os interesses e os conhecimentos do leitor, de modo a conseguir um aumento significativo das suas competências de leitura.
De seguida, apresentamos algumas das estratégias mais utilizadas para conseguir uma maior eficácia na prática da leitura rápida.
Fazer previsões sobre o texto
Fazer previsões antes e durante a leitura sobre a forma como um problema vai ser resolvido, como vai terminar uma ação, quando vai começar um conflito, etc., contribui para elevar o nível de expetativa do leitor, aumentando a motivação e a concentração na leitura rápida. Esta estratégia também condiciona a ativação constante de conhecimentos prévios, necessários para intuir, compreender, relacionar e fixar melhor o que está a ser lido, sem necessidade de abrandar a velocidade de leitura.
Criar imagens na memória
Se, durante a leitura, conseguirmos abstrair-nos e sentir a fragrância de um perfume, a emoção de um encontro, o murmúrio das ondas, criaremos imagens do conteúdo que ficarão muito melhor armazenadas na nossa memória e, assim, recordaremos um grande número de elementos durante mais tempo. As melhores imagens obtêm-se quando reunimos mais dados sensoriais; para isso, o leitor deve imaginar como será o aspeto, o cheiro, o sabor, etc.
Sublinhar
O sublinhado consiste em destacar palavras, afirmações, conceitos ou parágrafos que o leitor considera importantes. O sublinhado é uma estratégia muito útil pelas seguintes razões:
- Obriga o leitor a fazer uma leitura ativa para descartar o que é secundário e destacar o que é mais relevante.
- Ajuda na formação de uma representação geral e coerente do texto.
- Facilita o estudo e a releitura selectiva do texto.
Para sublinhar, devem ser tidas em conta as seguintes recomendações
- Sublinhar muito pouco, apenas as palavras, frases ou parágrafos que consideramos necessários para compreender os principais postulados do texto.
- Sublinhar sempre depois de ter compreendido bem a ideia, nunca de forma mecânica.
Ler nas entrelinhas
Esta estratégia consiste em utilizar a lógica para compreender uma palavra ou frase do texto. Para o fazer, o leitor deve prestar atenção às partes do texto que rodeiam a palavra ou frase até descobrir o seu significado.
Na maioria dos casos, o leitor lê nas entrelinhas automaticamente, sem precisar de reler ou abrandar; no entanto, noutros casos, quando o leitor se depara com um grande mal-entendi
ler