Transcrição Condições favoráveis à leitura
Os resultados da leitura dependem também de alguns factores externos que nem sempre são óptimos e dos quais devemos estar conscientes para os adaptar de forma a contribuírem para o aumento das nossas capacidades de leitura. Os principais factores externos a ter em conta são:
- A iluminação, a ventilação e a decoração dos locais onde lemos.
- A postura do leitor.
- O ângulo de leitura.
- As caraterísticas do papel e da tipografia.
- O relaxamento periódico dos olhos.
A iluminação, a ventilação e a decoração dos locais de leitura.
Recomenda-se que a iluminação ao nível do texto seja suficiente, sem ser exagerada, pois tanto a falta como o excesso de iluminação podem provocar fadiga. A fonte de luz não deve ser dirigida diretamente para os olhos do leitor, mas deve incidir indiretamente no rosto do leitor. As luzes artificiais não devem ser incandescentes.
As salas devem ser ventiladas, uma vez que respirar ar viciado provoca fadiga. A temperatura deve ser mantida a cerca de 24°C.
As paredes devem ser pintadas em tons claros que favoreçam a iluminação mas não irritem os olhos do leitor; recomenda-se o verde claro, o azul claro, o marfim e o branco fumo. Os tectos devem ser pintados de branco.
Postura do leitor
A postura de leitura correta é a sentada, com as costas encostadas às costas da cadeira e os antebraços apoiados numa mesa. Os pés devem estar apoiados no chão e os músculos devem estar relaxados. Não devemos inclinar as costas ou o pescoço para os lados ou para a frente.
O ângulo de leitura
Os olhos devem estar perpendiculares ao texto, pelo que o livro não deve ser colocado horizontalmente sobre a mesa. Para garantir que o livro fica bem inclinado, devemos utilizar um suporte para livros ou, em alternativa, utilizar outros livros que nos permitam pousar o livro de modo a que as suas páginas formem um ângulo reto com a vista. Não é aconselhável segurar o livro com as mãos, pois estas acções provocam fadiga ao longo do tempo.
Caraterísticas do papel e da tipografia
Os papéis adequados à leitura devem ter uma tonalidade branca fumada ou branca pura, não acetinada. Os papéis com superfícies demasiado lisas e brilhantes produzem reflexos que dificultam a leitura e cansam a vista.
Existem diferenças individuais quanto ao tamanho e ao tipo de letra que as pessoas preferem, mas, em geral, a impressão de tamanho médio e os tipos de letra simples, com o mínimo de ornamentos possível, são mais aceitáveis.
Relaxamento periódico dos olhos
Quando lemos, devemos periodicamente descansar os olhos para evitar respostas fisiol
habitos condicoes condicoes favoraveis leitura