Transcrição Estimular as competências visuais
Como já explicámos em apresentações anteriores, para mudar a forma como lemos, temos de conseguir, entre outras coisas, que os nossos olhos consigam captar frases ou linhas inteiras sem se moverem, em vez de pararem após cada palavra.
Hoje vamos falar sobre as possibilidades de treinar as capacidades físicas dos olhos e explicaremos alguns exercícios que, se forem feitos diariamente durante mais de vinte minutos, permitirão aumentar a velocidade de leitura através da estimulação das capacidades visuais.
O que são os movimentos oculares sacádicos?
Os seres humanos não olham para uma cena de forma estática, os nossos olhos movem-se à procura de partes interessantes de uma área para fazer um mapa mental da mesma. Quando olhamos para um rosto, não nos concentramos apenas numa área, como as bochechas ou a testa, mas os nossos olhos movem-se de forma linear de um lado para o outro até obtermos uma imagem total do rosto.
Os movimentos oculares sacádicos são movimentos muito rápidos efectuados por ambos os olhos em simultâneo, à medida que se deslocam de um ponto para outro, percorrendo o espaço observado, para captar a informação necessária para criar um mapa tridimensional desse espaço.
Qual é a relação entre os movimentos oculares sacádicos e a leitura?
São muito importantes, pois estão envolvidos na passagem de uma palavra para outra e na mudança de linha. Quando lemos, os nossos olhos fazem pausas muito curtas para fixar a imagem e saltos para seguir a leitura.
Geralmente, aprendemos a ler cobrindo apenas uma palavra em cada paragem (sacada 1), e habituamo-nos a esta forma; no entanto, muitas vezes os nossos olhos cobrem mais do que uma palavra (sacadas múltiplas) e conseguimos compreender o significado da frase. Foi demonstrado que, com algum treino, é possível aumentar a distância dos movimentos sacádicos, de modo a que os nossos olhos captem um maior número de palavras em cada sacada, reduzindo assim o número de fixações e pausas.
Quais são os benefícios de fazer sacadas com um maior número de palavras para a leitura?
- Acelera o processo de leitura.
- Reduz a fadiga ocular.
- Aumenta o nível de concentração.
Exercícios para deixar de ler palavra por palavra.
Ler com um marcador, lápis ou caneta: Quando utilizamos um marcador, lápis ou caneta para acompanhar a leitura, sentimos uma melhoria considerável na nossa concentração e o processo de captação da informação é muito mais rápido. A prática habitual desta técnica favorece o aumento gradual da velocidade de leitura, um elemento que o leitor aproveitará para que, em vez de mover o lápis continuamente, o mova em saltos, tentando ler colocando o lápis apenas três ou quatro vezes por linha; e uma vez que o faça sem grande esforço, deve colocá-lo apenas no início, no meio e no fim da linha, até se habituar a tomar várias palavras em cada sacada em vez de palavra a palavra.
Ler saltando palavras pequenas: Este exercício consiste em ler saltando as palavras mais pequenas (como pronomes, artigos
competencias visuais