Transcrição A crítica como técnica
A crítica é uma palavra que muitos temem, pois poucas pessoas gostam que lhes apontem os seus erros, esquecendo que o erro é apenas uma etapa do processo de aprendizagem. Um comunicador deve cultivar uma mente aberta às críticas, pois ao trabalhar para diferentes tipos de público, deve ter muito cuidado com a forma como se expressa.
Ter alguém para apontar os seus erros é uma vantagem que evitará muitos momentos difíceis em frente ao público e aumentará a sua capacidade de analisar o seu trabalho, ganhando experiência profissional e criando um estilo único, que lhe trará muitas satisfações.
Crescer com a crítica: Um comunicador eficaz deve manter o interesse no trabalho dos seus colegas para se manter atualizado e continuar a aprender, mas precisa de se exprimir com respeito quando avalia o trabalho dos outros, o que inclui a forma como exprime a sua opinião e a sua capacidade de apreciar o estilo pessoal dos seus pares.
Como diz o ditado, "ponha-se no lugar do outro", desenvolvendo uma sensibilidade que manterá boas relações entre os profissionais; por exemplo, não é justo olhar de igual para o trabalho de alguém que está a começar e comete os erros de um principiante. Embora existam pessoas que expressam as suas opiniões de forma agressiva, este tipo de atitude não beneficia ninguém, uma vez que o principal objetivo é detetar erros e aprender a superá-los.
Por isso, é importante receber qualquer crítica com a mente aberta e o desejo de melhorar, em vez de se sentir atacado. A auto-aprendizagem e a formação através de cursos especializados fornecerão elementos valiosos que o comunicador pode utilizar para analisar melhor as propostas que pretende analisar.
Ver para aprender: A prática deste exercício ajuda a fomentar um ambiente de aprendizagem que facilita o crescimento profissional e realça a importância de se concentrar nos aspectos positivos do material, a fim de continuar a utilizá-los como base para inspirar novas propostas.
É aconselhável ver o vídeo várias vezes para descobrir todos os pormenores e depois concentrar-se nas partes que precisam de ser melhoradas, identificando os erros. Esta abordagem não só ajuda a melhorar a qualidade do trabalho, como também ajuda a desenvolver competências críticas e analíticas para um desempenho mais eficaz no futuro.
Recomenda-se manter a comunicação através das redes sociais para dar feedback sobre o trabalho, destacando os aspectos positivos e estimulando assim o desenvolvimento profissional. Alguns aspectos que podem ser analisados para tirar o máximo proveito deste exercício são:
- O uso da linguagem, se tem um vocabulário amplo e se transmite a mensagem com precisão, o que é uma prova de que se preparou adequadamente para a apresentação.
- O controlo da voz, com as suas nuances e capacidade de projeção.
- O ritmo da apresentação, que deve ser compreensível para todos os participantes.
- A naturalidade e o carisma com o público, com base no respeito, bem como a forma como começa e termina a sua apresentação.
- A linguagem corporal do comunicador, incluindo movimentos, gestos, vestuário e aparência geral.
Benefícios da crítica inteligente: Este tipo de formação ajuda a desenvolver competências para analisar com exatidão tanto o próprio trabalho como o dos colegas, melhorando a qualidade do trabalho e cultivando simultaneamente uma mente aberta para incorporar novos conhecimentos.
Como a comunicação é uma profissão dinâmica, o orador é confrontado com uma variedade de propostas de trabalho, o que o torna um pouco vulnerável a situações imprevistas. No entanto, é possível ultrapassar esta situação, aprendendo com as experiências de outros profissionais que enfrentaram desafios semelhantes.
tecnico critico