logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Técnicas para fazer com que o público se lembre da sua mensagem

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Técnicas para fazer com que o público se lembre da sua mensagem


Todos os oradores querem que o seu público possa recordar o seu discurso muito depois de o ter ouvido. Isto garante que a mensagem transmitida pode ser mais eficaz e útil depois de terminada a apresentação do orador. A verdade é que, na maioria das vezes, a percentagem do que é recordado pelo público em relação à quantidade de ideias apresentadas no discurso é significativamente baixa.

Tudo isto faz com que os oradores mais experientes recorram a técnicas e recursos com o objetivo de facilitar a memorização da mensagem central por parte da audiência, embora acabem por esquecer alguns aspectos complementares de menor importância.

Ao longo desta sessão, iremos abordar alguns dos aspectos gerais mais importantes relacionados com este tema. Isto será útil se quiser aperfeiçoar os seus discursos para que tenham um melhor impacto na audiência, tornando-os mais susceptíveis de reter a sua mensagem.

Enfatizar as ideias principais: Um dos factores que mais dificulta a retenção da mensagem pela audiência é a dificuldade em identificar as ideias principais do discurso. Quando acrescentamos histórias ou elementos decorativos ao nosso discurso, isso pode desviar a atenção da audiência para elementos secundários de menor importância. Isto não significa que os elementos decorativos não sejam importantes, mas sim que devemos sublinhar onde queremos chamar a atenção do nosso público.

Há muitas formas de destacar as ideias principais do discurso. Se estiver a utilizar diapositivos, pode utilizá-los para enumerar os pontos-chave que pretende transmitir. Se a sua apresentação não tiver esse tipo de recurso, use a sua apresentação inicial para listar os pontos-chave que serão abordados.

Limitar o número de ideias principais: Outro dos erros mais comuns quando se faz um discurso é querer cobrir muitos pontos de interesse numa única apresentação. Quanto mais ideias principais o seu discurso contiver, mais difícil será comunicar uma mensagem que possa ser recordada pelo público. Recomenda-se que limite o número de ideias principais a um máximo de 3 ideias. Isto ajudá-lo-á a concentrar a atenção do público nos aspectos-chave, sem se desviar para elementos que não são transcendentais ou que não acrescentam qualquer valor ao discurso.

O resumo: O resumo é o momento do nosso discurso em que passamos em revista os elementos abordados, para que possam ser mais facilmente assimilados pelo público. No caso de uma parte do nosso público ter desviado a sua atenção durante a apresentação, pode receber o conteúdo condensado antes do final da apresentação e tomar notas se o considerar necessário.

O resumo é incorporado na conclusão do discurso e é uma das partes fundamentais do discurso, uma vez que funciona como um controlo para que o público verifique se a mensagem que recebeu é a que o orador deseja comunicar.

A preparação de um resumo pode ser mais complexa do que se pensa, uma vez que terá de transmitir uma certa quantidade de informação em poucos minutos, para a qual teria sido necessária uma apresentação completa.

Assim sendo, terá de utilizar as suas capacidades para sintetizar o conteúdo e discernir quais são os aspectos mais relevantes do mesmo. Ao fazer uso deste elemento, a sua mensagem tem mais probabilidades de ser retida mais facilmente, uma vez que consegue comunicar as ideias principais uma segunda vez, mas de uma forma mais simples e fácil de compreender.


tecnicas mensagem auditiva

Transcrição Técnicas para fazer com que o público se lembre da sua mensagem



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?