logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Como lidar com as perguntas do público

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Como lidar com as perguntas do público


A fase de perguntas e respostas, que tem lugar em muitos estilos de discursos, é uma das mais difíceis para o orador. Quando preparamos um discurso, temos tempo para pesquisar, corrigir e ajustar a nossa mensagem antes de a apresentar.

Do mesmo modo, é possível consultar outros especialistas ou recorrer a fontes externas que contribuam para argumentar melhor a nossa mensagem. O mesmo não acontece com as perguntas do público, que devem ser respondidas no local, utilizando apenas os nossos próprios conhecimentos.

Enfrentar perguntas do público sem uma boa preparação pode ser muito prejudicial para a nossa imagem e para o grau de credibilidade do discurso. Dito isto, vamos dedicar esta sessão a oferecer-lhe uma série de recomendações, para que possa lidar com as perguntas do seu público de uma forma mais simples.

Como antecipar possíveis perguntas?

O maior problema quando se enfrenta uma ronda de perguntas é não ser capaz de conhecer antecipadamente cada uma das perguntas para poder abordá-las com mais elementos. Se é verdade que, em alguns formatos de discurso ou entrevista, o orador já sabe de antemão o que lhe vai ser perguntado, há outros cenários em que o próprio público formula as perguntas que surgem durante a apresentação. Estas perguntas são as que podem estragar a nossa apresentação por não sermos capazes de as abordar da forma que o nosso público espera.

A primeira recomendação para evitar que os factos acima referidos nos afectem é tentar antecipar o maior número possível de perguntas no nosso discurso. Quando terminar de escrever o seu discurso, deve relê-lo várias vezes, tentando abordá-lo na perspetiva do público. Identifique os pontos que podem causar confusão ou controvérsia e faça perguntas sobre eles. Sempre que encontrar elementos no seu discurso que considere que podem motivar o público a fazer-lhe perguntas sobre eles, tente antecipar essas perguntas, fazendo-as você mesmo e respondendo-as em casa.

É claro que, durante a apresentação, podem surgir muitas mais perguntas que não poderia prever antecipadamente. No entanto, isto ajudá-lo-á a reduzir o risco de se deparar com perguntas para as quais não sabe as respostas.

O que fazer quando não se sabe a resposta a uma pergunta?

Muitos oradores ficam aterrorizados com a ideia de não saberem a resposta a uma pergunta e acabam por inventar uma resposta, mesmo sabendo que está errada.

Quando lhe é feita uma pergunta para a qual não se preparou adequadamente, é melhor aceitar a sua falta de conhecimento ou expressar um juízo mais geral sobre a resposta possível. Não é ético enganar o público para salvar a sua imagem.

O que fazer com as perguntas que não estão relacionadas com o seu discurso?

Outra situação que pode surgir quando se inicia uma ronda de perguntas é o facto de o público lhe fazer perguntas que não estão relacionadas com o tema que abordou. Isto acontece normalmente devido a dois factores:

O primeiro é que a pergunta é capciosa, ou seja, tem uma intenção de fundo que não é saudável ou que pretende provocar uma reação em si.O segundo fator, mais natural, é o facto de a pergunta ter sido feita por ignorância.

Em ambos os casos, o seu comportamento deve ser o mesmo. É livre de responder apenas se quiser, argumentando que não está relacionado com o tema. Não tenha medo de parecer rude: se se exprimir de forma educada, o resto da audiência compreenderá as razões pelas quais decidiu não responder.


perguntas audicao

Transcrição Como lidar com as perguntas do público



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?