logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Escrever palavras-chave

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Escrever palavras-chave


Para garantir que não se esquece de nada importante e se mantém concentrado no seu objetivo, é útil escrever palavras-chave. Isto ajuda o nosso cérebro a ligar a informação de forma eficiente e a recordá-la mais facilmente.

Para aumentar a sua confiança ao falar, eis algumas dicas sobre como tomar nota de palavras importantes para o orientar durante a sua apresentação.

Vamos partilhar algumas dicas para melhorar a clareza do texto e facilitar a sua memorização. Isto permitir-lhe-á recordar mais facilmente o conteúdo e concentrar-se noutros aspectos igualmente importantes.

Introdução: Quando fazemos um discurso, é importante seguir certas regras para transmitir a nossa mensagem com sucesso. Se está a começar a falar em público, recomendamos que escreva estas orientações no topo de uma folha de papel para não as esquecer: sorria, vocalize com clareza, estabeleça contacto visual e mantenha uma postura aberta.

Ao planear a sua apresentação, é importante organizar as palavras-chave que irá utilizar e anotar as diferentes técnicas que lhe permitirão captar a atenção do seu público. Quanto mais opções tiver à sua disposição, mais fácil será adaptar-se às necessidades do seu público. Especialmente se o seu público for imprevisível ou se uma determinada técnica não funcionar como esperava.

Desenvolvimento: Depois de ter organizado a sua apresentação, certifique-se de que domina o conteúdo e identifica as palavras-chave. Para o fazer:

  • Crie um mapa mental que lhe permita visualizar a estrutura do texto.
  • Pergunte a si próprio: que informações essenciais devem ser transmitidas para apresentar o conteúdo global de forma eficaz?
  • Escolha cuidadosamente as palavras e expressões que utiliza para garantir que o seu público compreende o conteúdo.
  • Utilize exemplos para clarificar tópicos entediantes em vez de perder o fio à meada da conversa.
  • Melhorar a retenção de conteúdos: Pode associar gestos ou movimentos a palavras-chave. Por exemplo, aponte com o dedo ou faça um gesto com a mão sempre que mencionar uma palavra-chave.

Anotar as palavras-chave pode ser muito útil para melhorar a clareza e a coerência do seu discurso. Isto ajudá-lo-á a lembrar-se dos pontos importantes e a manter a coerência na sua apresentação. Além disso, pode ligar as suas ideias de forma lógica, utilizar frases curtas e organizar as suas ideias com marcadores e subtítulos.

Por exemplo, se vai falar sobre as vantagens e desvantagens da utilização da Internet, pode organizar o seu discurso mencionando primeiro as vantagens e depois utilizando palavras-chave como "informação" para indicar como a Internet facilita a procura ativa de informação. Pode também utilizar outros recursos visuais, como gráficos ou imagens, para ilustrar as vantagens e desvantagens de uma forma clara.

Para melhorar a clareza e a legibilidade do seu discurso, é importante utilizar conectores para ligar as suas ideias de uma forma lógica. Por exemplo, se tiver falado das vantagens e desvantagens da utilização da Internet e quiser abordar a revolução tecnológica, pode utilizar uma frase de transição como "Por outro lado" para ligar as ideias.

Outros conectores úteis são:

  • Later.
  • Primeiro.
  • Segundo.
  • Depois.
  • Mais tarde.

Sublinhar certas palavras: A repetição de palavras-chave tem uma grande influência no nosso pensamento, mesmo que não tenhamos consciência disso. Se quisermos sensibilizar para os efeitos nocivos da violência infantil no nosso discurso, uma boa variação seria utilizar palavras que reforcem o seu oposto. Por exemplo, comunicação assertiva, relações saudáveis e emoções positivas.

A utilização de palavras específicas, em vez de ser repetitiva, pode ajudar a reprogramar os nossos cérebros e a mudar ideias e crenças erradas sobre a violência infantil. É fundamental selecionar cuidadosamente as palavras e realçar as que são mais relevantes.

Evitar palavras repetitivas: É importante ter em mente que uma má escolha de palavras pode levar à repetição. Devemos ajustar a utilização de palavras-chave ao tempo previsto para o discurso e utilizá-las em momentos estratégicos.

A frequência com que as palavras-chave são utilizadas numa apresentação dependerá da sua duração. Se o objetivo é sensibilizar e corrigir, é importante enfatizar a sua utilização. No entanto, se o objetivo for simplesmente entreter, não é necessário dar ênfase a termos específicos.

Perguntas: Para além de preparar o seu discurso e de sublinhar a utilização de palavras-chave, é importante ter perguntas de reflexão que possa utilizar em caso de imprevistos ou bloqueios. Estas perguntas podem ser úteis em situações em que é necessário improvisar ou em caso de falta de palavras. Tenha-as em mente como um recurso de apoio adicional. Certifique-se de que:

  • As perguntas de reflexão que escolher não sejam demasiado numerosas.
  • Mantenha-as retóricas. Por exemplo, pode perguntar: "A violência é realmente a melhor forma de exprimir as nossas emoções?


notas palavras chave

Transcrição Escrever palavras-chave



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?