Transcrição A arte de contar histórias
Partilhar histórias para captar o interesse e a atenção do público é um elemento fundamental no desenvolvimento de um discurso. No entanto, a narração de histórias vai para além da narração de uma série de acontecimentos.
Uma boa história tem arte incorporada. Tem origem no facto de se saber expressar e cativar, seguindo uma estrutura e uma lógica comuns.
De seguida, vamos explorar a estrutura e os passos necessários para criar uma história que desperte emoções positivas no ouvinte.
Enredo e enredo: A narração de histórias, mais conhecida como a arte de contar histórias, inclui alguns momentos familiares: introdução, desenvolvimento e desenlace ou conclusão. A diferenciação entre o enredo e a trama de uma história permite-nos compreender a estrutura e o desenvolvimento.
Enquanto o enredo de uma história fornece uma visão geral do enredo, o enredo propriamente dito fornece mais pormenores sobre a forma como a história se desenrola e os acontecimentos que ocorrem na história.
Por exemplo, o enredo pode ser "Uma mulher convence-se da importância do discurso", enquanto o enredo responderia a perguntas como "Como e onde é que a mulher se convenceu da importância do discurso?
Problema: Ao criar uma narrativa, lembre-se que o seu público principal é "o herói". O que é que isto implica? O herói é a personagem principal e deve centrar-se na sua motivação. Para além disso, deve estabelecer o conflito em relação à tensão criada:
- Qual é o desafio que o herói, ou o espetador, terá de ultrapassar na história?
- Que nível de dificuldade enfrentará o público na procura de uma solução?
- Será que vão ser bem sucedidos ou a sua viagem será em vão?
O benefício do discurso: Enquanto comunicador e facilitador, será o elemento-chave para encontrar a solução. Deve transmitir-lhes que a sua presença naquele local é o início de uma mudança nas suas vidas. Tu tens as respostas e eles têm de te ouvir. Uma história deste tipo está ligada ao valor ou benefício que o seu discurso lhes vai oferecer:
- O que é que eles vão ganhar por prestarem atenção?
- Como é que a informação fornecida os ajudará a resolver o seu problema, o ponto de partida da história?
Que acções irá tomar a personagem principal da sua história para ultrapassar os desafios e obstáculos que enfrenta? Como irá desenvolver o enredo para o conseguir? Nestas perguntas, utilize ideias que expliquem como, com base na realidade e nos obstáculos que irá apresentar mais tarde, a personagem principal compreendeu ou encontrou a solução. Este plano deve ser:
- Realizável.
- Atrativo.
- Misterioso.
- Acreditável.
- Interessante.
O final: Todas as histórias que transmitem uma lição têm um final agradável. De que outra forma poderia motivar o espetador a prestar atenção às suas palavras? O final feliz gera esperança e entusiasmo para ultrapassar os obstáculos. O problema passa a ser um mero intermediário para o sucesso e alcança-se o que se pretendia com objectivos alcançáveis.
Não deixe um final em aberto, a não ser que o seu objetivo seja levar a audiência a refletir e a compreender que o seu papel é descobrir se a sua determinação será suficiente para alcançar o resultado desejado.
Exercício: Pesquise diferentes formas de apresentar histórias e, se possível, analise vários discursos que demonstrem a utilização de uma narração fluida e de qualidade. Não se preocupe, também pode utilizar os seus filmes ou contos preferidos.
Examine a estrutura:
- Qual é o enredo, como se relaciona com o seu enredo?
- Qual é o objetivo da história?
- Como é que o autor consegue criar uma tensão que o faz querer continuar a ler ou a ver?
narracao historias