logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O que fazer quando se perde o interesse do público

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O que fazer quando se perde o interesse do público


Quanto mais longo for um discurso, maior é a probabilidade de, a dada altura, o público se aborrecer ou perder o interesse pelo mesmo. Quando isso acontece, o comportamento do orador é essencial para atrair a atenção do público e redireccioná-lo para a mensagem do discurso. Para tal, é necessário conhecer estratégias e recursos úteis para lidar eficazmente com estas situações.

Durante a elaboração de um discurso, devemos ser capazes de prever o que faremos quando tais eventos ocorrerem, permitindo-nos reagir rapidamente.

Por este motivo, ao longo desta sessão, abordaremos algumas das recomendações gerais que pode seguir se for confrontado com uma situação deste tipo.

Modifique o tom e o ritmo do seu discurso: em muitos casos, a principal razão pela qual o público perde o interesse pelo seu discurso não é o facto de este ser aborrecido ou desinteressante. Quando um discurso é muito longo e o mesmo tom e cadência são mantidos durante toda a apresentação, o público habitua-se à voz e dissocia a sua atenção dela. Pode constatar este fenómeno ouvindo vídeos ou materiais longos que, mesmo que sejam do seu interesse, se tornam aborrecidos se a sua linguagem for demasiado linear.

Este fenómeno é muito comum e tem uma solução simples e eficaz. Modificando o tom de voz e alterando a cadência das nossas palavras, podemos atrair novamente a atenção do público. Isto acontece porque, a um nível subconsciente, é detectada uma modificação substancial na informação que está a ser recebida, levando o espetador a dirigir a sua atenção para o emissor da mensagem.

Envolver a audiência: Outro método muito simples para recuperar a atenção da audiência é envolvê-la no seu discurso. Pode fazê-lo acrescentando perguntas ou trocando impressões diretamente com alguns membros da audiência. Quando o público se torna parte do seu discurso, é obrigado a estar alerta para se preparar para uma possível intervenção.

No domínio do humor e do entretenimento, este é um dos recursos mais utilizados, devido à sua elevada eficácia em tornar o público ativo e envolvido no evento.

Adicione elementos atractivos ao seu discurso: Por muito bom que seja um orador, ouvir uma pessoa falar durante mais de uma hora pode afetar a nossa capacidade de atenção. Isto é algo que os oradores mais experientes compreendem muito bem, e é por isso que muitas vezes adicionam elementos apelativos para decorar a apresentação e torná-la mais atractiva.

Entre os recursos que pode utilizar para atingir este objetivo estão vídeos, histórias, piadas, imagens, entre outros. Quando utilizamos alguns destes elementos, quebramos a monotonia que o nosso discurso pode gerar e damos um espaço considerável para a audiência relaxar e mudar de atividade.

O humor e o carisma são ferramentas essenciais para qualquer comunicador. Quer se esteja a falar de ciência, arte ou tecnologia, quando se acrescenta uma história engraçada ou uma anedota divertida, a atenção perdida durante a apresentação é imediatamente recuperada.

Ao preparar o seu discurso, reúna alguns destes recursos e mantenha-os à mão para os poder utilizar se necessário. Desta forma, terá um trunfo que o pode tirar de apuros em alturas em que não tem a maior atenção do seu público.


interesse publico

Transcrição O que fazer quando se perde o interesse do público



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?