Transcrição Histórias nos discursos de aceitação
Contar histórias durante um discurso é um dos recursos narrativos mais eficazes para estabelecer uma ligação e uma empatia com o público. No caso dos discursos de aceitação, a regra não muda, basta saber como adaptar a história ao espaço e ao tempo do discurso. Tomando como referência as diretrizes gerais para a elaboração de uma história e moldando a sua estrutura de acordo com o seu discurso, conseguirá aumentar o impacto da sua mensagem e chegar mais intensamente ao seu público.
Durante esta sessão, analisaremos algumas das ideias gerais que pode considerar ao incluir histórias num discurso de aceitação. Desta forma, aprofundará a sua compreensão deste importante ato de comunicação.
Incluir histórias sobre o processo: Mais importante do que os resultados alcançados, é o processo pelo qual passou para conseguir aquilo pelo qual está a ser recompensado hoje. Incluir este tipo de histórias permitir-lhe-á transmitir uma mensagem cheia de positivismo. É uma forma de dar a conhecer ao seu público que todos nós podemos alcançar o que queremos, se trabalharmos arduamente e nos esforçarmos de forma consistente.
Quando estiver a escrever estas histórias, lembre-se de refletir o seu estado emocional na altura. Inclua nomes de pessoas que foram decisivas ao longo do caminho e mostre gratidão a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para os resultados que está a apresentar hoje.
Utilize anedotas durante o trabalho: Certamente que se lembra de algum momento engraçado ou interessante que tenha surgido durante o processo que atravessou. Essas anedotas facilitam a ligação com o público. As pessoas gostam de ouvir a honestidade e a simplicidade do orador. Quando conta este tipo de histórias, deve parecer uma pessoa tão humana como qualquer outra: que ri, que tropeça, que partilha com os amigos, etc.
Se estiver a ser homenageado como uma figura pública ou se o seu público for um seguidor do seu trabalho, pode idealizá-lo ou percebê-lo como um estranho social. Isto pode criar barreiras que dificultam a ligação com o seu público. As histórias anedóticas são uma boa estratégia para gerar fortes laços empáticos com o seu público, uma vez que mostram o seu lado humano e social.
Refletir como se sentiu antes de começar a sua apresentação: Outra ideia interessante para incluir uma história no seu discurso de aceitação é contar como se sentiu antes de chegar à sua apresentação. Aqui pode ser honesto, refletir os seus nervos e expectativas. Este é um espaço onde pode refletir o seu lado humilde, porque, apesar de ter um bom controlo emocional, também sofre de ansiedade com a ideia de ser homenageado em público.
Trabalhe nas suas histórias para captar a atenção do público. Troque impressões com eles de uma forma honesta. Não há problema em fazer perguntas ou tentar obter reacções do público. Tenha sempre em mente que as histórias são um dos melhores dispositivos para contar histórias quando utilizadas de forma inteligente. Se incluir uma história no seu discurso, pense no que gostaria de ouvir se fizesse parte dessa audiência. A empatia é a ferramenta que o orientará para a criação de histórias agradáveis e cativantes.
Fale naturalmente e expresse-se como se estivesse a partilhar com amigos. Lembre-se que os discursos de aceitação devem ser um agradecimento. Todos aqueles que partilham este espaço consigo estão, de uma forma ou de outra, a mostrar respeito pelo seu trabalho e carreira. Dito isto, trabalhe o seu discurso para despertar emoções fortes no seu público. Esta é a melhor maneira de eles recordarem a sua apresentação com carinho.
historias espetaculos aceitacao